Pub.
Desporto
Tendência

Comitiva cabo-verdiana já está em Angola para participar nos Jogos Africanos da Juventude 

Pub.

A comitiva cabo-verdiana já está em Angola, onde vai competir nos Jogos Africanos da Juventude 2025, nas modalidades de atletismo, natação, ciclismo (Estrada e BMX), judo, karaté e esgrima, informa o Instituto do Desporto e da Juventude. A instituição revela estar confiante no talento e na determinação dos jovens atletas nacionais.

Segundo o IDJ, a competição arranca na quarta-feira, 10, e decorre até o dia 20, e vai acontecer nas províncias de Luanda e Bengo. A delegação cabo-verdiana é composta por atletas na faixa etária entre os 14 e os 16 anos, treinadores e equipa técnica, nomeados pelas federações desportivas nacionais.

Publicidade

Por modalidades, o judo conta com quatro atletas de Santiago; no atletismo cinco atletas, incluindo Tanga Traoré (Boa Vista) e Leandro Duarte (Sal); a natação leva dois atletas, Rafael Vasconcelos (Santiago) e Rafaela Almeida (Fogo). O karaté está a cargo de duas atletas, Raíssa Raimundo (Santiago) e Luana da Luz Costa (São Vicente), enquanto que a esgrima terá como representante, Laura Neves Andrade (Santiago). 

A comitiva será liderada pela chefe de missão, Mitzah Souza, e integra ainda dois elementos do Comité Olímpico de Cabo Verde (COC), um representante do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e sete treinadores. “O IDJ acompanha esta participação certo de que cada jovem dará o seu melhor dentro e fora das competições. Que esta experiência internacional seja marcada por superação e resultados que reforcem o nome de Cabo Verde no panorama desportivo africano”, acrescenta a instituição. 

Publicidade

A competição é organizada pela Associação dos Comités Nacionais Olímpicos de África (ACNOA). É considerada uma etapa fundamental na preparação para eventos de maior dimensão, nomeadamente os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026. Constitui ainda uma oportunidade para o desenvolvimento desportivo dos atletas e para a projeção do desporto nacional.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo