A Seleção Nacional de Andebol Sénior Masculino venceu no final da tarde desta sexta-feira a sua congénere do RD Congo e apurou-se para o Mundial Sénior Masculino 2021 no Egito. Trata-se de um feito histórico que está a ser largamente festejado nas redes sociais pelos cabo-verdianos.
Foi um jogo de nervos, mas muito bem disputado. A RD Congo esteve melhor e venceu a primeira parte por 13-10. A equipa nacional recuperou na segunda parte e venceu por 15-12, empatando a partida. O jogo foi para o prolongamento, Cabo Verde foi superior e fixou o resultado em 32-30.
Com esta vitória, a selecção nacional classificou-se provisoriamente em sexto lugar do Campeonato Africano das Nações e garantiu a sua passagem ao Mundial. Em reacção ainda a quente à RCV, o treinador José Tomas mostrava-se satisfeito e destacou o trabalho da equipa. “Não tivemos muito tempo de trabalho mas, à medida que a competição foi seguindo, melhoramos o nosso nível competitivo. E hoje tivemos uma vitória sofrida, mas justa”, afirmou.
Já o presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, Nelson Martins, estava eufórico, mas sem palavras. “Não tenho palavras para expressar, para descrever o sentimento com o apuramento para o Mundial”, pontuou, admitindo ter sido surpreendido com este feito. Lembrou que foram para esta prova como “outsider”. Foram convidados pela Confederação Cabo-verdiana da Modalidade (CAHB) e já estavam satisfeitos com o apuramento para as quartas da final e hoje fez-se história.
Cabo Verde ainda pode se classificar entre as cinco melhores de África, caso vencer este sábado o combinado do Marrocos.