Pub.
Desporto
Tendência

Cabo Verde no Grupo F da Copa do Mundo de Basquete 2023

Pub.

Cabo Verde está no Grupo F da Copa do Mundo de Basquete 2023 da FIBA, a ser disputado nas Filipinas, Japão e Indonésia, junto com as seleções da Eslovénia, Venezuela e Geórgia. O sorteio, realizado este sábado em Manila, nas Filipinas, ditou ainda que os estreantes Tubarões Martelo vão jogar na cidade de Okinawa, no Japão.  

O torneio vai ser disputado entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro por 32 equipas, distribuídas por oito grupos: Angola, República Dominicana, Filipinas e Itália (Grupo A); Sudão do Sul, Sérvia, República Popular da China e Porto Rico (Grupo B). Estados Unidos, Jordânia, Grécia e Nova Zelândia (Grupo C); Egipto, México, Montenegro e Lituânia (Grupo D), todos em Manila, Filipina.

Publicidade

No Grupo E, Alemanha, Finlândia, Austrália e Japão vão jogar em Okinawa, no Japão; A República Islâmica do Irão, Espanha, Costa do Marfim e Brasil no Grupo G. E ainda Canadá, Letônia, Líbano e França (Grupo H), em Jacarta, no Japão.  

As duas melhores equipas de cada grupo avançam para a segunda fase, através dos resultados obtidos na primeira e cruzando outras duas classificações de outro grupo. Nesta etapa, cada seleção faz dois jogos, apenas contra aqueles que ainda não enfrentou. Ao final da segunda fase, duas seleções passam para as quartas de final. 

Publicidade

Numa primeira reação à RCV, o treinador nacional, Emanuel Trovoada, afirmou que neste nível os jogos são sempre difíceis. Já o capitão, Fidel Mendonça, defendeu que a equipa precisa de torneios de preparação, no país e lá fora, para poder chegar ao mundial ao mais alto nível. 

A Espanha é a actual campeã desta competição importante para a corrida Olímpica, que vai distribuir sete vagas para Paris 2023. EUA e a antiga Iugoslávia são os países com mais títulos nesta competição. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo