A selecção de Cabo Verde está no Grupo B do CAN´2023, junto com Egipto, Gana e Moçambique, conforme o sorteio realizado na noite de quinta-feira, em Abidjan, na Costa do Marfim, pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
A fase final do CAN’2023 vai ser disputada de 13 de janeiro a 11 de fevereiro de 2024, na Costa do Marfim, e contará com a participação de 24 selecções africanas. Cabo Verde joga nos dias 14 contra o Gana no Estádio Feliz Houphouet Boigny e no dia 19 defronta Moçambique no mesmo estádio. No dia 22, os Tubarões Azuis recebem o Egipto no Estádio Alassane Ouatara para.
Das seleções que integram este grupo, o Egipto é o melhor classificado no ranking da FIFA, ocupando a 35ª posição, seguido-se Gana (60), Cabo Verde (71) e Moçambique (113). O Egipto é a selecção com mais título africano, com sete no seu palmarés. O Gana conquistou por quatro vezes o título continental.
Cabo Verde, que ontem foi goleado por 5×1 pela Argélia, em jogo de preparação para as eliminatórias do Mundial, participa pela quarta vez numa fase final do CAN, depois das presenças na África do Sul (2013), na Guiné Equatorial (2015) e nos Camarões (2021). Senegal é o atual campeão de África.
Divisão dos grupos:
Grupo A: Costa do Marfim; Nigéria, Guiné Equatorial e Guiné Bissau
Grupo B: Egipto, Gana, Cabo Verde e Moçambique
Grupo C: Senegal, Camarões, Guiné- Conacri e Gâmbia,
Grupo D: Argélia, Burkina Faso, Mauritânia e Angola,
Grupo E: Tunísia, Mali, África do Sul e Namíbia,
Grupo F: Marrocos, RD Congo, Zâmbia e Tanzânia