Cabo Verde venceu ontem o Uganda e garantiu a qualificação para a próxima fase de qualificação do mundial de basquetebol. Foi a segunda vitória consecutiva dos Tubarões Martelo, que na sexta-feira, derrotaram a poderosa Nigéria por 79-70.
A selecção nacional de basquetebol ganhou da Uganda por 87-78 no jogo da quinta e última jornada do Grupo A de qualificação ao Mundial de basquetebol. Por conta da desistência do Mali, os ‘Tubarões Martelo’ assumiram a liderança do grupo e qualificaram para a fase seguinte.
O resultado espelha o empenho dos atletas nacionais fase a uma selecção recheada de estrelas do NBA: 25-23 no primeiro período e 18-9 no segundo. O combinado crioulo perdeu o segundo e o quarto por 19-20 e 25-26, respectivamente. Este foi um dos aspectos destacados pelo treinador Emanuel Trovoada em uma entrada em directo na RCV na tarde de ontem, logo após o término da partida.
O jogador Edy Tavares, que recentemente foi eleito pela Federação Africana de Basquetebol o número 1 do Top 15 em África, confirmou o seu estatuto ao ser, novamente, o MVP com 21 pontos, seis ressaltos e dois bloqueios, o que lhe conferiu 25 pontos de valorização na partida.
De recordar que Cabo Verde terminou a Primeira Janela da Zona Africana de qualificação em Benguela, Angola, com uma vitória (79-71 à Nigéria) e duas derrotas (77-74 com a Uganda e 58-64 com o Mali).