Pub.
Desporto
Tendência

Cabo Verde empata na raça em jogo eletrizante 

Pub.

Cabo Verde empatou com o Egipto, com o golo decisivo a ser apontado por Bryan Teixeira nos derradeiros minutos da compensação. Foi um empate com sabor a vitória, num jogo eletrizante em os “Tubas” mostraram uma enorme maturidade e vontade de vencer. Arrancaram a igualdade com muita raça porque não aceitavam a derrota. E terminaram a fase de grupo com sete pontos, mercê das vitórias contra o Gana e o Moçambique” e o empate desta noite. 

Cabo Verde entrou no Estádio Felix Houphouet-Boigny já apurado para a fase seguinte do Campeonato Africano das Nações (CAN ’23), mas decidiu jogar pela honra e, se a sorte ajudasse, ser totalista, ou seja, fazer três jogos e três vitórias. O treinador Bubista fez alterações profundas no plantel, mas a qualidade de jogo manteve-se. Foram sete caras novas. Mas do outro lado estava o vice-campeão do CAN, a selecção com maior palmares em África e a espreita de uma vaga nos oitavos da final.

Publicidade

Mas o jogo da seleção nacional era consistente e o primeiro aviso foi dado logo aos seis minutos. Nesta altura, os “Tubas” ocupavam o campo do adversário. A primeira jogada do Egipto, digno de registo, aconteceu aos 20 minutos, e vozinha respondeu com uma boa defesa. A equipa estava segura e confiante. E esta confiança foi traduzida no golo de Gilson, de pé esquerdo, aos 45 minutos. 

Os “Tubarões Azuis” foram para o intervalo em vantagem. Mas, como era expectável, os “Faróos” entraram fortes e ao ataque na segunda metade, talvez o Gana vencia Moçambique. De uma bola parada saiu o golo do Egipto e empurrou a “turma” nacional para o seu reduto. A pressão era intensa. 

Publicidade

Numa tentativa de sacudir a pressão e refrescar a equipa, Bubista voltou a mexer nas peças e substituiu quase toda a sua frente de ataque. Foi, no entanto, o Egipto a adiantar no marcador perto dos 90 minutos de jogo. Quando parecia que a derrota seria o resultado final, Cabo Verde foi buscar o empate na raça. Dos pés de Bryan, uma dos jogadores que tinha entrado na segunda parte, saiu o golo do empate.

Cabo Verde soma sete pontos e Egipto consegue a qualificação por conta do empate entre o Gana e Moçambique. Estão lançados os dados para a segunda volta e Cabo Verde mostrou que quer fazer história, com uma equipa madura e que joga futebol de qualidade e encanta. Temos futebol. 

Publicidade

Agora é esperar para saber qual é a seleção que vai medir forças com os Tubas.

   

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo