A selecção nacional sénior masculina de andebol conquistou a medalha de bronze da 27.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN’2026) ao derrotar a sua congénere da Argélia por 29-23 e subiu ao pódio em Ruanda, naquela que foi a sua quarta presença consecutiva nesta competição.
Foi uma partida marcada por um forte equilíbrio entre as duas equipas, sobretudo na primeira metade do encontro. A Argélia marcou por duas vezes, mas a seleção nacional reagiu e, aos quatro minutos empatou a partida (3-3). O jogo entrava então numa fase mais renhida onde marcava uma e outra.
A ausência do melhor marcador de Cabo Verde, Délcio Pina, que cumpria castigo após sanção disciplinar na meia final frente ao Egipto, foi compensada por uma boa prestação do guarda-redes e uma excelente exibição de Fernandes. E o intervalo chegou com as duas equipas empatadas a 16 golos.
Mas, na segunda parte, o combinado crioulo assumiu o controlo do jogo e fixou o resultado em 29-23, garantindo assim o último lugar no pódio e a quarta qualificação consecutiva para o Campeonato do Mundo da modalidade. Fernandes foi o melhor marcador da partida com 12 golos.
C. Verde garantiu a medalha de bronze e ficou entre as três melhores seleções de África, coroando uma caminhada de sucesso, que iniciou em 2020, com a conquista do 5º lugar. No CAN 2022 alcançou o seu maior feito de sempre ao conquistar a medalha de prata.
Já em 2024, terminou na 4ª posição. E hoje venceu a Argélia e subiu ao pódio do andebol africano. Todas estas prestações no CAN resultaram em quatro qualificações consecutivas para o Mundial de Andebol.







