O atleta Victor de Oliveira, filho de cabo-verdianos e residente em Paris, vai participar este final de semana na Copa do Mundo de Florete Masculino, prova que decorre em Bonn, na Alemanha, e marca o inicio da temporada mundial de esgrima. É a primeira vez que um cabo-verdiano participam numa grande competição mundial desta modalidade desportiva.
A informação foi avançada pela vice-presidente da Federação Cabo-verdiana de Esgrima, num exclusivo ao Mindelinsite. Segundo Maria Silva, Victor de Oliveira tem 23 anos, treina no Club Francês Courbevoie Escrime e será acompanhado pelo mestre francês Sykvain Privé.
“O sono de Victor de participar numa grande competição internacional de esgrime será possível graças à criação, em Cabo Verde, da Federação de Esgrima e a sua recente inscrição na Federação Internacional desta modalidade”, esclarece a vice-presidente da FCE.
A prova conta com a participação de 260 atletas, provenientes de várias países. Representa a primeira fase da temporada esgrimista, que terminará com os Jogos Olímpicos de Tóquio. “O nosso atleta está a fazer um intenso trabalho de treino para poder estar presente e representar Cabo Verde”, frisaSilva, realçando que a presença de Victor no torneio de Bonn enche os cabo-verdianos de orgulho.
Maria Silva atribui a participação de Victor nesta competição à Federação Italiana de Esgrima, à Kriol-Ità e ao Estado-Maior das Forças Armadas, a quem agradece pela parceria. Agradecimento extensivos ao Club Francês Courbevoie Escrime.
Constânça de Pina