A Associação Regional de Desporto Adaptado de São Vicente (ARDA – SV) promove no próximo dia 31 de maio uma acção de caça-talentos no estádio Adérito Sena. O propósito, diz o presidente desta organização, é descobrir e incluir pessoas com deficiência para a prática de desportos adaptados.
Esta iniciativa, segundo Helder Pio, surgiu da necessidade de aumentar a base de atletas, identificar e incentivar pessoas com deficiência a integrarem o desporto adaptado. “A ARDA-SV é uma associação que promove o desporto adaptado em S; Vicente. O nosso objectivo é incluir pessoas com deficiência nas diversas modalidades desportivas: atletismo, salto em cumprimento, voleibol sentado, basquetebol de cadeiras de rodas, levantamento e arremesso de pesos, etc.”

A associação, sublinha, trabalha com jovens, oferecendo oportunidades de treino, competição regional e nacional e também o suporte para desenvolverem suas habilidades. “A atividade faz parte do compromisso contínuo da ARDA-SV em promover a inclusão social através do desporto, criando oportunidades para que pessoas com deficiência possam descobrir seus talentos, desenvolver-se fisicamente é quem sabe representar a região em competições futuras.”
No fundo, afirma, espera encontrar potenciais atletas em escolas, centros e comunidades, pelo que apela ao envolvimento de todos para o sucesso da iniciativa, incentivando as pessoas com deficiência a participarem e contribuirem nesta que promete ser a grande festa de inclusão entre as famílias.
Fotos: Arda SV