Pub.
Desporto
Tendência

Árbitros de futebol reclamam pagamento de prémios de jogos: S. Vicente em risco de ficar sem competições femininas sub-15 e sub-20

Pub.

A região desportiva de São Vicente corre o risco de ficar sem competições femininas – Taça e Campeonato – nos escalões sub-15 e sub-20 devido ao não pagamento dos prémios de jogo aos árbitros referentes às competições seniores e sub-17. Inconformados, convidaram o presidente da Associação Regional de Futebol de São Vicente, Amílcar Rocha, para uma reunião, mas este não compareceu e ponderam agora parar de apitar os jogos. 

De acordo com uma fonte ouvida por Mindelinsite e que preferiu não se  identificar, as competições sub-17 decorreram na maior tranquilidade e os árbitros prestaram o seu serviço, mas infelizmente não receberam os prémios de jogo prometidos. “Foi feito o pagamento de uma pequena parcela em fevereiro referente a cinco jornadas do campeonato e três do torneio de abertura. Desde então os árbitros não receberam nem mais um centavo da dívida”, frisou.

Publicidade

Por conta disso, sublinhou a mesma fonte, neste momento a situação entre árbitros e associação não está boa, com os primeiros a se recusarem a apitar qualquer jogo enquanto não se resolver a pendência. Os árbitros consideram que estão a ser levados na “lábia” pelo presidente da associação de futebol, Amilcar Rocha. “Durante todo o mandato do presidente nunca foi feito um pagamento sem que os árbitros não tenham reivindicado. Consideramos que a falta de diálogo é o principal problema porque o presidente da associação já foi convidado a comparecer na reunião que os árbitros fazem todas as segundas às 18h30min por diversas vezes e este não comparece e não justifica a ausência”, acusou

Alegam que são sempre os últimos a saber das datas das competições e que, nesta altura, são literalmente enganados pelo presidente da associação, que os convence a apitar os jogos com promessas de resolver as pendências. Mas desta vez decidiram agir. “Tomamos a decisão, em grupo, de não fazer os jogos. E não faremos até que se resolva a 100% as pendências. Por causa disso, o campeonato sub-20, que estava previsto para iniciar no dia 10 de maio, foi adiado e o sub-15 ainda sequer tem data para arrancar”, detalha este interlocutor, indicando que, no que tange a competição sénior de primeira divisão, têm por receber nove jornadas, o valor de 21.600 escudos.

Publicidade

Em relação ao campeonato sénior da segunda divisão, prossegue, a dívida é em montante similar. Já quanto à Taça de S. Vicente, existem 15 jogos por pagar e a dívida pendente ascende aos nove mil escudos, enquanto que da Liguilha a dívida ronda os 1.200 escudos, referentes a dois jogos. Quanto às competições sub-17 – campeonato e taça – os montantes ainda estão por apurar. 

O Mindelinsite tentou ouvir a reação do presidente da ARFSV, mas sem sucesso. Esperamos, querendo, apresentar a sua versão.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo