A Escola Xpressá Teatro apresenta este sábado, 23, o espetáculo “Bancada”, no âmbito do evento “Xpaiode na Palco”, que tem preconizado desde início deste mês de Março, Mês do Teatro várias outras atividades como exposição, performance e apresentação de espectáculo teatral.
De acordo com a professora Patrícia Silva, a apresentação será montada por fazedores de teatro que pertencem ao Grupo de Teatro Xpressá, grupo residente na escola. Estes foram desafiados, prossegue, a montarem e a produzirem os seus próprios espetáculos a partir de textos de dramaturgos nacionais.
“O objetivo é que o elenco possa começar a descobrir-se enquanto criadores e experimentar para além da interpretação, outras áreas do teatro nomeadamente: a produção, a dramaturgia, a encenação, a direção de atores, a sonoplastia, a iluminação, a concepção de cenários, figurinos e adereços.”
Sobre o espectáculo teatral “Bancada”, diz Patrícia Silva, trata-se de uma adaptação do texto Motchinha de Júlio Fortes, uma peça teatral que retrata a realidade dos vendedores ambulantes, demonstrando os sacrifícios que eles estão expostos desde o acordar até o anoitecer, enfrentando os desafios do dia a dia juntamente com o seu bem mais precioso: a família.
No âmbito do evento “”Xpaiode na Palco” está previsto para 5 e 6 de abril uma apresentação da peça “Caxote”, no auditório do Centro Cultural do Mindelo. Mas antes, no dia 1 desde de março, foi inaugurada, na Galeria Zeropointart, a exposição “Pari” , versando o universo criativo do encenador, actor e dramaturgo Di Fortes.
No dia 2, foi realizado o Workshop Criativo “Pari pa mnin” destinado para crianças, no Galeria Zeropointart. Dias depois, no dia 8, foi apresentado o apresentação de espectáculo “Sozinha” (adaptação ao texto “Sozinha no palco de Mário Lúcio) também na Galeria Zeropointart
E no dia 16, foi a vez da performance do actor Leo Francès na rua Lisboa e, no final do dia, apresentado a peça de teatro “Apocalipse. Agora? (adaptação de “Apocalipse” de Arménio Vieira), na Praça Estrela.