Pub.
Pub.
CulturaEscolha do Editor
Tendência

Spressá Escola de Teatro apresenta “Sozinha no Palco” no CCM 

A Spressá Escola de Teatro apresenta esta sexta-feira, 28, em estreia absoluta no Centro Cultural do Mindelo, o espetáculo “Sozinha no Palco”, que conta a história de uma criada nascida em São Tomé e príncipe, que foi criada por um tio e que consegue um emprego como doméstica na casa da família Império. A peça, com muitas peripécias pelo meio, é uma adaptação da obra homônima do escritor e músico cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa, lançada em 2008, e é interpretada por quatro atrizes.

Este espetáculo, que foi apresentado pela primeira vez na Galeria Zero Point Art em “sketch” como trabalho do final do curso de teatro, em março de 2024, surge agora com uma nova roupagem e mais consistente, revela Arceolinda “Su” Silva. Na altura, explica esta atriz, foi mais um experimento com duração de apenas 35mn. “Foi o resultado da nossa formação e foi muito bem aceito, pelo que decidimos montar a peça de origem, com orientação do encenador Dy Fortes,” diz. 

Publicidade

Trata-se de uma adaptação do livro de Mário Lúcio intitulado “Sozinho no Palco” que, esclarece Su Silva, cujo texto foi desconstruído e depois montado com nova roupagem. “Somos quatro atrizes no palco e vamos contar a história desta criada que, no seu primeiro dia de trabalho, volta ao passado e revive cenas da sua infância, dando voz às suas múltiplas personalidades. Maria uma mulher avulsa, como a própria se define e multifacetada cujo sonho é tornar-se atriz de teatro,” descreve. 

O espetáculo tem duração de cerca de uma hora e estreia-se no âmbito do Março Mês de Teatro, dos 50 anos Independência e Março Mês da Mulher. Já o encenador Edy Fortes diz ter entrado neste projecto, após assistir ao “Sketch” no ano passado. “Achei o trabalho interessante e, como queriam repor a peça agora, chamaram-me para as apoiar na encenação. Aproveitei muito daquilo que tinham construído, mas entendi que o texto precisava de mais dinâmica.”

Publicidade

Neste sentido e aproveitando as características das quatro atrizes, prossegue, conseguiu montar uma arquitetura de um espectáculo trágico-cômico. “Agora é uma peça mais ousada, por isso é direcionada para um público maior de 16 anos. Aproveitamos as habilidades das atrizes Rosy Varela, Su Silva, Amanda Lopes e Barbara Fortes, realçando as particularidades de cada uma. Esperamos, no final despertar no público o desejo de ver o que mais pode acontecer.” 

Em resumo, concluiu o encenador Edy Fortes, a peça retrata tudo o que acontece na sociedade, designadamente os abusos contra empregadas domésticas e das donas de casa, com uma abordagem cómica. “Sozinha no Palco” estreia hoje, às 21 horas, no Centro Cultural do Mindelo, São Vicente.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo