Pub.
Pub.
Cultura

Performance de Vamar Martins na abertura da URDI 2019

A 4ª edição da URDI-Feira do Artesanato e do Design, que este ano homenageia o Mestre Baptista, de nome próprio João Batista Fonseca, arranca logo mais à noite com uma performance musical do jovem artista mindelense Vamar Martins. Estão previstas intervenções do director do Centro Nacional de Artesanato e Design, Irlando Ferreira, do Presidente da Câmara de S. Vicente, Augusto Neves, e do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente

Serão cinco dias de actividades envolvendo mestres, designers, artistas, arquitetos, académicos e agentes culturais de Angola, Bélgica, Brasil, Espanha, Guiné Bissau e Portugal para este encontro entre poesia, música e artesanato, no coração do Mindelo. Para este ano, as novidades serão a catalogação do artesão como profissional e a valorização dos produtos genuinamente cabo-verdianos, a entrega do Cartão do Artesão e selos ´Created in Cabo Verde a 20 artesãos com mais de 65 anos, conforme nota da assessoria de imprensa da URDI.

Publicidade

O Udi d´pos d´hora irá decorrer em simultâneo em quatro espaço: Zero Point Art, Praça 3, Jazzy Bird e Nhô Djunga todos os dias a partir das 22 horas. Seguem-se as grandes conversas nos painéis “Processos e resultados do projecto regulamentação do sector do artesanato ´Created in Cabo Verde`” com Irlando Ferreira, Ana Marta Clemente, Elisângela Monteiro, Vânia Pachito e Vanessa Monteiro e “Cruzamentos institucionais no sector – Resultados alcançados e a alcançar”, com Paulo Santos (IEFP), Irlando Ferreira, Carlitos Fortes (BCN-Grupo Ímpar) e Edison Barbosa (director do Turismo).

Ainda os painéis “Mistério da Criação Artística Insular – Música, Artesanato e Design” com Vasco Martins, Guy Massart, Redy Wilson Lima; Inovação e Responsabilidade – Impulsos de Criação Contemporânea” com Álbio Nascimento, Kathi Stertzig, Flávia Aranha, Januário Jane. Do programa constam ainda uma oficina de tambor com o mestre-artesão Bartolomeu dos Reis e outro de instrumentos musicais (material reciclado) com Margarida Martins e Maria Piedade Correia, um concerto “Cordas d´Baptista” com Bau, Erikson e Luís.

Publicidade

No dia 28, por volta das 18 horas, abre oficialmente o Salão Created in Cabo Verde com Nascente – Instalação Neve Insular e Flávia Aranha e Ritmos e Formas – Acústica do Mestre Baptista, na Praça Amílcar Cabral, Repika na Galeria Zero Point Art, Tambor d´Ilha e Recordai no Centro Cultural do Mindelo, seguido de DJ no Coreto. Uma hora mais tarde, às 21 horas, haverá um concerto de Mornas de Betú com Jennifer Solidade, Constantino Cardoso e banda.  

O programa prossegue ainda com conversas “Á volta do Mestre Baptista”, com Aniceto Gomes, António Tavares e Luís Baptista, “Âncora das Palavras – o papel das publicações na produção de conhecimento” com Ana Cordeiro, Irlando Ferreira e Rita Rainho e “O movimento da Morna, um Eco universal de reforço da identidade cabo-verdiana” com o ministro Abraão Vicente, Sandra Mascarenhas (IPC), Artur Marçal e Rita Rainho (Oficina de Utopias).

Publicidade

Destaque ainda para os concertos Maio com Ti Bau e banda e Boa Vista com Gabi, Voginha eb anda, DJ N´Coreto com o DJ Letra e João Barbosa, e Volta n´Atelier na Praça Amílcar Cabral. O encerramento da URDI 2019 será no dia 01 de Dezembro.  


Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo