Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Peixeiras, pescadores e tratadores estreiam peça teatral “Peles” no CCM

Mais de duas dezenas de peixeiras, pescadores e tratadores, oriundos das comunidades piscatórias de Calhau, São Pedro e cidade dão vida a peça teatral “Peles”, que estreia no próximo domingo, 10, no Centro Cultural do Mindelo. O espectáculo integra o projecto “Amdjer d’txeu luta”, escrita e dirigida por Patrícia Silva, da Escola de Teatro Xpressá. Antes, as peixeiras, pescadores e tratadores vão realizar uma campanha de limpeza na Praia d’ Bote, sua segunda casa no Mindelo.

Segundo Diandra Monteiro, técnica de campo do Projecto Cadeia de Pesca Integral – Mulheres e Jovens em São Vicente, o espetáculo trabalha a temática da Violência Baseada no Género, levando os participantes a refletir sobre o seu meio envolvente e conduzindo a um processo transformativo onde se podem verificar mudanças nas práticas sociais que podem conduzir a casos de VBG.

Publicidade

Através da interpretação de um elenco local de não-atores constituído por peixeiras, pescadores e tratadores de pescado, ao longo do espetáculo vários sectores da sociedade poderão refletir sobre o ciclo da violência nas relações afetivas onde as personagens irão reproduzir o mesmo, num processo de tomada de consciência dos sinais e momentos que compõe situações de VBG.

Começamos os ensaios há dois meses. Os atores são peixeiras, pescadores e tratadores das comunidades de Calhau, São Pedro e da cidade do Mindelo, beneficiários deste projecto da Associação de Peixeiras. Vão levar ao palco temas como igualdade de géneros, teremos mulheres a fazerem-se de homens e vice-versa, entre outros. São temas que defendemos e que fazem parte dos nossos projectos, designadamente economia azul, igualdade de género, etc.”  

Publicidade

A estreia da peça terá lugar no Centro Cultural do Mindelo Mindelo, no domingo dia 10 de dezembro. Posteriormente, a ideia é levar a peça para as comunidades mas, de acordo com Diandra, ainda não está nada acertado. Os bilhetes, afirma, já estão disponíveis na sede da Associação de Peixeiras do Mindelo, na Torre de Belém, em troca de um kilo de alimento não perecível. 

“Peles” faz parte do projeto “Promoção de uma cadeia de pesca integral mais inclusiva e sustentável que favoreça o acesso aos direitos das mulheres e dos jovens no litoral de São Vicente – Amdjer d’txeu luta“, implementado pela Associação de Peixeiras de São Vicente e as ong’s Paz e Desenvolvimento e Coopera, financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

Publicidade

De acordo com a sinopse da peça, “vários personagens experimentam a pele do outro. Sentem, respiram e movimentam-se no palco na pele do outro. Pele de Homem. Pele de Mulher. Como é estar nestas peles? No íntimo do nosso ser, na intimidade das nossas relações afetivas muitas vezes violentas, tocamos uns aos outros sem nunca pensar como será vestir a pele do outro. Numa espécie de coreografias, personagens travestem-se ao longo do espetáculo refletindo acerca do seu papel sexual e do espaço de poder ocupado socialmente”.

A anteceder a estreia da peça teatral, a Associação de Peixeiras de S. Vicente pretende levar a cabo, no sábado, uma campanha de limpeza da Praia de Bote, espaço emblemático da cidade do Mindelo e que é apadrinhado pela Marina. A  iniciativa deverá contar com a participação de todas as peixeiras, pescadores e tratadores de peixes de São Vicente, os principais utilizadores desta praia. 

A partir de sábado, pensamos, pelo menos uma vez por mês, limpar esta praia, por forma a melhor a sua imagem. É o lugar onde, diariamente, tratamos o pescado e, quando recebemos visitas ou turistas, muitas vezes encontram muita sujeira. Queremos melhorar o aspecto e reduzir o mau cheiro que impregnam esta praia”, detalha Heidi Delgado, para quem, o objectivo a incentivar e estimular as pessoas a não deitarem lixo no chão, principalmente nas praias. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo