Peça “La Ronde” mostra relações amorosas e sexualidade no Mindelo
O espectáculo teatral “La Ronde”, com encenação portuguesa, russa e inglesa, e elenco de actores da Russia e Portugal, estreia em São Vicente este fim-de-semana, 11 e 12, com apresentação na Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM). Um dos grandes atractivos desta peça é o galã de novelas portuguesas e brasileiras, José Fidalgo.
A peça “La Ronde” resulta de uma parceria com Atlantic Drama Network (ADN), um projecto que junta cinco países: Rússia, Brasil, Portugal, Inglaterra e Cabo Verde, explica Janaina Alves Branco, gestora da ALAIM. “Este foi um projecto que chega a S. Vicente no quadro de um protocolo assinado no primeiro aniversário da ALAIM. Têm feito várias acções de formação, partilha e intercâmbio ligado a este projecto”, explica, realçando ainda a oportunidade que surgiu nos últimos anos, no quadro do mesmo, para três actores cabo-verdianos integrarem a Escola Inimpetus de Lisboa.
Foi assim que, em 2016, Ricardo Fidalga seguiu para Portugal. Em 2018 foi a vez de Yannik e, agora, a beneficiada foi Eliana Rosa. “Estes três actores foram fazer formação na Inimpetus, através deste projecto. Isto vem acontecendo desde o aniversário da ALAIM. O que aconteceu agora é que foi montado este espectáculo, o segundo com o mesmo formato. É este espectáculo que trazem para Mindelo”, informa Janaina.
“La Ronde”, refira-se, foi montado pela primeira vez em 2010. Alguns dos actores que integram o actual elenco são novos, mas alguns, caso do José Fidalgo, estão desde o inicio. Segundo Janaina Branco, este foi um dos primeiros espectáculo que este actor, que já participou em diversas telenovelas portuguesas e brasileiras, fez.
“Esta nova montagem do La Ronde estreou em Lisboa em Setembro do ano passado e agora vai ser apresentado em São Vicente. Esta peça fala de relações amorosas e interpessoais. São vários temas divididos em sketchs, sendo que cada um fala desta relação amorosa, dos casais, dos sentimentos, sexualidade, de entre outros. São temas muito mais carnal das relações”, acrescenta a gestora do ALAIM.
Já o sinopse da peça explica que esta é inspirada na “obra silenciosa” de Arthur Schnitzler, escrita em 1921, mas nunca encenada. Inicialmente foi divulgada em edição de autor. Foi somente pois o derrocada do Império Austro-Húngaro que esta foi apresentada em Viena, causando enorme escândalo.
“A sexualidade é o leitmotiv da obra, mote e motor da ronda do mundo. A peça, composta por dez diálogos, é editada em 1900, 200 exemplares, edição custeada pelo autor e seus amigos. Foi, porém, logo objecto de uma recensão”, lê-se na sinopse desta peça, que será agora apresentada na cidade do Mindelo, trazida pela ADN, no quadro do protocolo rubricado com a sua parceira, a ALAIM.
Constânça de Pina