“Os Dias de Birgitt”, da Sikinada-Companhia de Teatro, inicia percurso internacional em Loulé
A peça teatral “Os Dias de Birgitt”, da Sikinada – Companhia de Teatro, vai iniciar o seu percurso internacional em Loulé, Portugal, no Tanto Mar- Festival Internacional de Artes Performativas que decorre de 23 a 27 do corrente. Antes, o espectáculo, que teve a sua estreia no Festival Mindelact 2019 e reposição no SalenCena 2021, vai ser apresentado no dia 18, no Instituto Internacional da Língua Portuguesa na Praia, enquadrado no programa do Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Ao Mindelinsite, o encenador João Paulo Brito explicou que esta é a primeira vez que o grupo teatral Sikinada apresenta esta peça fora de Cabo Verde. “Somos uma companhia que produz já com perspectiva de circulação. Estreamos esta peça em finais de 2019 e, logo de seguida, veio a pandemia da Covid-19. Todos os contatos prévios que já tínhamos para circulação tiveram de ser suspensos. Depois, alguns festivais começaram a retomar, mas com alguma timidez”, refere o entrevistado.
Neste contexto, JP Brito entende que o inicio da sua internacionalização agora tem um significado enorme. “Significa a retoma do nosso projecto internacional, que ficou suspenso nos últimos anos devido a pandemia. Estamos entusiasmados por causa disso e também porque, logo de seguida, vamos iniciar os ensaios da peça ‘ Cabral’, cujos trabalhos já estão numa fase avançada de produção”, diz, realçando que este é também um projecto com interesse de circulação internacional.
Aliás, sobre este particular, o encenador garante que o Sikinada já tem alguns acordos de circulação. “É muito importante para a nossa companhia por este motivo, mas também porque o Tanto Mar Festival de Loulé tem um conceito diferente. É um festival exclusivo para países de língua portuguesa e a sua estrutura ou forma como é organizada visa propiciar encontros entre os participantes. Isto porque o objectivo é desenvolver futuros projectos de parceria entre estes países”, assevera.
Para além da Sikinada, estará presente em Loulé a atriz Nereida Carvalho, que vai representar o Teatro – Festival do Teatro do Atlântico, organizado pelo grupo Fladu Fla. São esperados ainda representantes de outros países que, apesar de não levarem espetáculos, vão participar dos encontros e conversas, sempre com o objectivo de criar novos projectos teatrais, por isso a sua singularidade.
Nesta que é a primeira viagem do grupo no pós-pandemia, a Sikinada – Companhia de Teatro vai ficar apenas em Portugal, mas a ideia é levar “Os dias de Birgitt” o mais longe possível, designadamente para o Brasil, que tem sido um dos espaços onde o grupo tem participado em muitos eventos. “A partir deste momento, vamos ver a possibilidade de fazer a nossa peça circular, inclusive para outros espaços dentro de Portugal também, inclusive agora que estávamos a negociar esta ida tínhamos duas propostas. Mas vai depender da disponibilidade de tempo, tendo em conta que o teatro não é a nossa actividade profissional. As viagens são feitas nas nossas férias.”
“Os dias de Birgitt” é um texto dramático de Mário Lúcio Sousa, com interpretação de Elisabete Gonçalves, Patrícia Leite e Raquel Monteiro. A encenação é de JB Brito, que assina também a cenografia junto com José Pedro Bettencourt e João Brito (Boss). Conta a história de uma mulher que, de um dia para o outro, é confrontada com uma doença terminal. “É uma abordagem contemporânea, no limite entre a sobriedade e o humor, desta temática cada vez mais presente nas nossas sociedades.”
Quanto ao Tanto Mar – Festival Internacional de Loulé é organizado pela Folha de Medronho – Artes Performativas, parceira da Sikinada, em coprodução com a Câmara Municipal Loulé e Cineteatro Louletano, e, para além de Cabo Verde, participam grupos de Portugal, Moçambique e Brasil.