Cultura

NY Short Film Festival: Maratona de curtas-metragens no CCP do Mindelo

São Vicente recebe às 18h30 desta quarta-feira, 08 de setembro, a 5ª edição do NY Portuguese Short Film Festival (NYPSFF), festival produzido pelo Arte Instituto e apresentado em 45 cidades do mundo. Durante uma hora e meia os amantes do cinema poderão assistir mais de uma dezena de curtas-metragens de diferentes géneros, produzidos por jovens realizadores portugueses.

Ao Mindelinsite, o director do Centro Cultural Português do Mindelo, João Branco, explicou que esta é a quinta vez que São Vicente recebe este ciclo de cinema português, realizado pelo Arte Institute, um instituto de desenvolvimento artístico e cultural sedeado em Nova Iorque e dirigido pela portuguesa Ana Miranda. “Este festival é uma das actividades sazonal do instituto. É um ciclo de curtas-metragens de jovens realizadores portugueses, muitos deles a residir fora de Portugal. A maioria desenvolve a sua actividade nos EUA”, informa.

De acordo com João Branco, o objectivo deste festival é divulgar o cinema de uma maneira geral, com foco na curta-metragem de realizadores portugueses. “Quero aqui ressaltar que as pessoas que forem ver este ciclo, durante uma 1h30, vão assistir uma amostra rica com todo o tipo de géneros. Trata-se de um compacto com um compacto constituído por filmes de animação, ficção, documental, de entre outros”, assegura.

Os curtas têm entre 3 a 12 minutos de duração cada pelo que, durante a maratona, as pessoas podem ver entre 10 a 11 filmes, diz o director do CCP, para quem este festival é interessante, enriquecedor e nada aborrecido porque os filmes são pequenos e não terão tempo para não gostar de um filme. “A entrada é gratuita e os interessados não precisam se inscrever. Basta aparecer e levar a sua máscara e disfrutar desta maratona de filmes”, acrescenta Branco, para quem a adesão a esta evento tem sido “muito bom”.

 “Temos uma sala com uma lotação de 25 pessoas e, normalmente, temos pelo menos 20. É uma boa lotação para esta actividade, que visa incentivar as pessoas a voltarem a ver filmes no grande ecrã. Por outro lado, o festival coloca Mindelo no mapa de 45 cidades do mundo que recebem o NY Portuguese Short Film Festival”, finaliza o director do CCP.

O festival consiste na exibição de curtas-metragens produzidas em Portugal e no estrangeiro por cineastas portugueses. Depois do sucesso do NY Portuguese Short Film Festival em Nova York e Lisboa, o Arte Institute levou o evento para o Rio de Janeiro, S. Paulo, Brasília, Londres, Luanda e Mindelo. A missão do NYPSFF é levar a cultura portuguesa para o grande ecrã e apresentar filmes com uma perspectiva portuguesa única. Oferece um Portugal contemporâneo de ideias e espírito, ao mesmo tempo que aproxima públicos de diferentes contextos culturais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo