Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Música “Independance” de Lúcio Mário lidera Top 10 da Revista Songlines

A música “Independance”, do álbum homónimo lançado em janeiro deste ano em Paris, lidera o Top 10 dos melhores temas a nível global, na classificação da revista inglesa Songlines, na sua edição de maio. O álbum, que tem sido divulgado em vários palcos, tem angariado elogios de personalidades e jornais. 

A revista Songlines destaca a homenagem do músico Mário Lúcio de Sousa aos 50 anos de Cabo Verde com este álbum que, afirma, reflete a sua diversidade de influências, da África Ocidental, Portugal, Caribe e além. “Mário Lúcio resgata essas memórias musicais e cria novas composições nos estilos daquela época, entrelaçando elementos do afrobeat, soukouss e rumba.”

Publicidade

O jogo de palavras entre “Independência” e “dança”, diz, remete para as toadas dançantes da época, transmite o tom festivo e o groove do álbum, resultando em uma feliz combinação entre os vocais suaves, a melodia descontraída e os instrumentos vibrantes que se intercalam com gravações de arquivo.

Desde o seu lançamento, “Independance” tem sido divulgado em várias atuações do músico em palcos nacionais e internacionais, sendo o mais recente, o Festival da Gamboa, no passado dia 17 deste mês.

Publicidade

Nesta que é a sua sétima obra, Mário Lúcio também é referenciado pela revista inglesa como um dos músicos cabo-verdianos mais prolíficos e celebrados da atualidade, a que se juntam outras manchetes nos media internacionais e elogios tecidos por personalidades várias que enaltecem o álbum.

É o caso, por exemplo, do jornal francês L’Humanité que escreve que o “álbum lança luz sobre estes tempos tão sombrios, reavivando a memória das lutas pela dignidade humana”. Já o Le Monde informa que se trata de “um álbum festivo e dançante, de uma sedução imediata e total”. 

Publicidade

A revista portuguesa Rimas e Batidas considera o álbum “um hino à liberdade e à música de baile cabo-verdiana”, enquanto a francesa Telerama informa que o CD é uma “lufada de otimismo nestes tempos de crise” e designa o músico de “embaixador elegante da crioulidade atlântica”.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo