Pub.
Cultura
Tendência

“Morna Rainha” no 1° aniversário da sua elevação a Património da Humanidade

Pub.

Celebra-se hoje, 03 de dezembro, o primeiro aniversário da elevação da Morna a Património Imaterial da Humanidade pela Unesco, efeméride assinalada na abertura da Semana Nacional da Morna sob o lema “Morna Rainha – Do Arquipélago para o mundo, que vai até o dia 11. O certame, em formado webinar, abre com uma mensagem alusiva ao dia Nacional da Morna do Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente.

Na sua intervenção no webinar, este fez questão de frisar que a Semana da Morna tem como fronteira duas datas muito especiais: o nascimento de B.Leza, dia 03 de dezembro, instituído como o Dia Nacional da Morna, e 11 de, dia em que a alma de Cabo Verde ficou consagrada na da humanidade, quando a Morna foi classificada Património Imaterial da Humanidade.

Publicidade

“E, para celebrar esta data vamos abrir a Casa/Museu Eugénio Tavares, na Ilha Brava, como a Casa/Museu mais completa de sempre em Cabo Verde. Iremos também abrir em São Nicolau, na Praia Branca, a Casa da Morna Sodade. Será uma grande homenagem dos cultores da morna, ao escritor e ao compositor da morna “Sodade”, afirmou o MC, indicando que se celebra ainda Bana, Cesária Évora, Manel d’Novas, Frank Cavaquim B.Lesa

“Celebramos todos os nossos grandes artistas e compositores da morna em Cabo Verde, mas também celebramos a nova geração. Geração essa que garante a resiliência da morna como um estilo musical, como prova de que a nossa cultura atingiu patamares internacionais“, pontuou o governante, acrescentando que este ano também se comemora as escolas do programa Bolsa de Acesso à Cultura que ensina uma nova geração cabo-verdiana o valor da morna, tanto dos instrumentistas como dos compositores.

Publicidade

Para além do webinar, que contará com a participação do professor da música Isaías Tavares e dos artistas Celestino Tavares e Zé Rui de Pina, a semana agendou uma exposição de pintura e um concerto e uma visita do Ministro Abraão Vicente ao Núcleo Museológico Cesária Évora, acompanhado dos alunos da escola da Ribeira Bote. 

Do programa consta ainda a exposição “Mar na Inspiração da Morna” e uma performance “Cantar Cesária” e “Pescador Trovador”, todos no Museu do Mar na ilha do Porto Grande. Para além da Brava e S. Nicolau, a semana da morna programou algumas actividades para Santiago e São Vicente.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo