
O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas apoia a produção da sequela da peça “Problemas de Família II” do grupo Juventude em Marcha. O espetáculo, que já passou por diversas ilhas, dá seguimento às vidas as personagens Urbino e Senhor António, explorando este drama familiar que, durante anos, encantou os cabo-verdianos, e estreia agora na capital.
A apresentação deste espetáculo no Auditório Nacional da cidade da Praia está marcada para os dias 23 e 24 de janeiro, no âmbito da promoção e valorização do teatro nacional, resultado de uma parceria entre o MCIC e o grupo Juventude em Marcha. Insere-se nas celebrações dos seus 40 anos de dedicação às artes cénicas – foi criado em 1984 – e nos 50 anos da independência de Cabo Verde.
Para o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o grupo Juventude em Marcha distingue-se pela sua visão criativa e dinâmica, pelo compromisso com a cultura e as tradições locais, e pela capacidade de reunir talento, emoção e humor, proporcionando ao público uma experiência teatral memorável.
Produzido há mais de 30 anos, o espectáculo “Problemas de Família I” é uma das peças de maior sucesso deste grupo santantonense, tendo sido apresentado nas ilhas e por vários países europeus, com salas lotadas. Foi igualmente a primeira produção desta companhia teatral adaptada para o cinema.
Lançado em Março de 2024 na Aldeia Cultural Nós Raiz em Porto Novo, na véspera das celebrações dos 40 anos do Juventude em Marcha, “Problemas de Família II” em resposta aos sucessivos pedidos do público que queriam rever os personagens, esta nova versão tem cativado o público por onde passa.
Foi um sucesso em São Vicente, com espetáculos nos dias 26, 27 e 28 de dezembro. Antes, em Março, estreou no Auditório Nacional Jorge Barbosa, no quadro das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional e Março, mês da mulher, do teatro e da poesia. Efectuou ainda uma digressão à Europa, levando na bagagem “Problemas de Família II”, que foi apresentado às comunidades na Suíça e Portugal.






