Pub.
Pub.
Cultura

Mansa Floating Music Mindelo inaugurado este sábado

É inaugurado hoje no Mindelo o Mansa Floating Music Mindelo, uma estrutura ímpar em África, que vai acolher e promover as indústrias criativas de Cabo Verde e de todo o continente. A cerimónia de inauguração será presidida pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e contará com actuação de artistas nacionais e internacionais.

Música, dança, arte, moda, conversas e estórias para crianças as actividades previstas no programa de inauguração, que se prolonga até o dia 15 de agosto. Destaque para as actuações de Mamadou e Sulabanku, Dieg e Fattu e dança com Tony Pirata, Mayra, Ernet Chirs Blue, Oudy, Sekou Bamcino e Fally Ipupa.

Publicidade

“Esta vai ser uma oportunidade para trazer para São Vicente pessoas dedicadas a questão das indústrias criativas para celebrar esta inauguração, mas também para uma abordagem diferente. Estamos a tentar fazer uma mudança de narrativa e construir uma nova história de africanos para africanos”, explicou Emiliana MacKaluay, que falava em nome da Africa Development Solutions (ADS), promotora do Mansa Floating Music.

Estão previstas ainda conversas sobre o posicionamento do Mindelo como centro de cultura e de artes africano, abrindo possibilidade de cooperação e colaboração através das indústrias criativas. Os oradores são Kunlé Adeyemi, fundador da produtora Nlé Words/Water Cities Group, e Abraão Vicente, ministro da Cultura e das Indústrias Criativas. O painel “Além das Artes e da Cultura Criativa/África que queremos através da Política” vai tentar olhar para além da arte e destacar o potencial que esta indústria tem de integrar a agenda económica e o desenvolvimento do continente. Contará com a participação de Samba Bathily, Ceo e fundador do Grupo ADS, RAma Yade, director do US Atlantic Council´s Africa Center, e Indira Pires, directora do Instituto Pedro Pires.

Publicidade

No terceiro e último painel vai-se falar da música enquanto pilar da reconhexão dos africanos no continente e na diáspora, desde os tempos da escravidão aos dias de hoje, com Mayra Andrade (cantora – Cabo Verde), Banzi Pires (produtor e DJ – Cabo Verde) Mohombi Nzasi Moupondo (cantor, compositor e bailarino) e Teddy Riley, músico e produtor americano.

O Mansa Floting Music Mindelo, que se intitula centro das indústrias criativas de África, refira-se, oferece um salão multiuso, estúdio de gravação para os artistas nacionais e internacionais e bar.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo