Pub.
Pub.
CarnavalCultura
Tendência

Mandingas da Ribeira Bote trocam trajes tradicionais pelas cores dos “Tubarões-azuis”

Os mandingas da Ribeira Bote trocaram os trajes de cordas d’sisal e pinturas com carvão no seu primeiro desfile para anunciar o carnaval pelas cores da seleção, em homenagem aos “Tubarões azuis”. O público, que aderiu em grande número ao desfile, também respondeu positivamente ao apelo e apresentou-se maioritariamente nas cores azul e branco. Outra novidade é que o desfile fez-se pelas principais ruas do centro do Mindelo. 

Foi um desfile enorme, com pessoas de todas as idades, superando as expectativas da direcção dos Mandingas, que perspectivava em entrevista ao Mindelinsite, ainda no estaleiro, uma boa participação. “As cores foram precisamente por causa da homenagem que decidimos fazer à Seleção de Cabo Verde, com a nossa habitual alegria e danças. Esta é a nossa forma de prestigiar os ‘Tubarões azuis’ pela qualificação do nosso país para o campeonato do mundo”, explicou o presidente Amilton “Tau” Rodrigues

Publicidade

Este informa seque a direção pediu aos foliões para vestirem camisolas da Seleção Nacional e todos aceitaram a ideia, inclusive o público, que se apresentou em grande número e trajado a rigor. “O nosso desfile foi normal. O único diferencial é que, ao invés dos vestes habituais – saias de corda ou peles e corpo pintado de negro, usamos as camisolas da seleção e fizemos pinturas em azul, branco e vermelho. Também, ao contrário dos anos anteriores, em que começamos por nossa zona Ribeira Bote, este ano fomos para o centro da cidade para fazer esta homenagem, com a maior visibilidade possível.”

Instado sobre a expectativa quanto a participação do público, Tau admitiu que a resposta dos foliões superou as expectativas. “Tivemos muito público no primeiro desfile e, felizmente, foi tudo tranquilo. A população aderiu em massa e, inclusive, vestiu também as cores de Cabo Verde.” Quanto às vendas de porta-chaves, adesivos e outros adornos da seleção, o presidente dos mandingas de Ribeira Bote garantiu que são iniciativas privadas.

Publicidade

Entre os foliões, a alegria era contagiante e a escolha das cores Cabo Verde natural. É o caso, por exemplo, de Claudete Luz, uma habitué dos desfiles dos mandingas da Ribeira Bote. “Estou na onda dos mandingas e da seleção nacional. Normalmente estou nos desfiles de mandingas e hoje com mais energia porque estamos a homenagear os Tubarões azuis. Não poderia faltar de forma nenhuma”, frisou. 

Emigrante nos EUA há largos anos, Romana Ramos afirmou que todos os anos vem para festejar o Carnaval em S. Vicente e costuma participar nos desfiles de mandingas. E não poderia ser diferente no ano em que escolheu passar o Natal e Fim-de-ano em Cabo Verde. “Hoje é a minha estreia nos desfiles vestida com as cores da seleção para enviar, a partir de Mindelo, boas energias e também um recado para Espanha. Tenham cuidado porque ‘Tubarões’ estão prestes a chegar nos EUA e com garras bem afiadas.”

Publicidade

Os mandingas da Ribeira Bote iniciaram o seu desfile por volta das 15 horas com um pequeno aquecimento à frente do estaleiro na ‘Zona Libertada’. Passaram pela rua dos Salesianos, Liceu Velho, Baltazar Lopes da Silva, Praça Nova, Av. 05 de Julho, Rua de Lisboa e retorno à base, na Ribeira Bote.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo