Juventude em Marcha estreia peça “Erro ou Pecado” em teatro de 800 lugares em Roma
O grupo Juventude em Marcha estreia hoje, sábado 13 de maio, da peça “Erro e Pecado” num teatro com capacidade para 800 pessoas em Roma e, no domingo, 14, no Dom Orione em Nápoles, no quadro de uma digressão que vai passar ainda por França e Holanda. Em Itália, este emblemático grupo de teatro conta com parceria da Associação “Nos d’ Sintanton” e de Elísio Nilton Pinheiro.
“Erro ou Pecado”, a mais nova produção do grupo teatral da ilha de Santo Antão prestes a completar 40 anos de actividade, retrata uma vez mais a vida dos emigrantes cabo-verdianos um pouco por todo mundo. Esta histórica, que tem todos os ingredientes para ser mais um sucesso, começa a ser contada este sábado em Roma e no domingo em Nápoles. Posteriormente segue para França e Holanda.
Em declarações à imprensa antes da viagem, o líder do grupo, Jorge Martins, revelou que, com esta digressão, o Juventude em Marcha pretende homenagear a nossa emigração. “Vamos render uma singela homenagem aos nossos emigrantes. Esta é uma temática que temos vindo a pesquisar desde há muito tempo, altura em que os emigrantes saiam dos país para apanhar barco lá fora”, declarou Jorge Martins, frisando que “Erro ou Pecado” é o sacrifício e a tenacidade dos cabo-verdianos.
“Os cabo-verdianos lutam no país pela sua vida, mas escolhem a emigração como uma aventura para aliviar o sofrimento e conseguir uma vida melhor para si e sua família. É a partir desta partida que a vida destes cabo-verdianos sofre uma reviravolta, com uma melhoria considerável”, acrescentou.
Também em Roma, antes do arranque desta digressão europeia, os elementos do grupo foram entrevistado pela jornalista Maria Dulce Araújo, na Radio Vaticano. O momento foi aproveitado para uma sessão fotográfica no terraço desta rádio, tendo como pano de fundo o famoso Castel Sant’ Angelo. Estiveram companha de Maria Francisca, presidente da Associação Nos Sintanton, e de Manuel Ramos, cabo-verdiano que também trabalha na Rádio Vaticano.
Depois da Itália, o espetáculo segue para França, onde estreia no dia 19 e 20 em Paris e, depois, no dia 29, em Roterdão, Holanda. De regresso ao país, o Juventude em Marcha já está confirmado para as festas de Santo António das Pombas no Paul e São Pedro em Chã de Igreja, ambos em Santo Antão.
C/Colaboração de Maria de Lourdes Jesus, em Itália