Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Júlio Rendall estreia na literatura com o livro “Crónicas Salgadas”

O autor Júlio Rendall estreia no mundo literário com o livro “Crónicas Salgadas”, uma obra que eterniza o seu amor e dedicação à ilha do Sal, sobretudo à Pedra de Lume, que o viu nascer. Trata-se de uma compilação de textos publicados em jornais e no facebook, e outras inéditas.

Em um exclusivo Mindelinsite, este ex-funcionário dos TACV na reforma, revela que decidiu compilar as suas crónicas e transforma-las em livro, baseado na sua vivência, lembranças e conhecimentos da ilha do Sal. “Ao longo dos anos, tenho vindo a registar alguns factos e acontecimentos ocorridos na ilha, e também destacado algumas personagens, revivendo algum passado recente.”

Publicidade

Júlio Rendall justifica dizendo que sentiu necessidade de fazer algo para a sua ilha, tendo em conta as muitas situações que tem vivenciado mas, principalmente, em resposta às muitas conversas de que Sal não tem história, não tem música, não tem crioulo, enfim, não tem nada. 

“Decidi mostrar à estas pessoas que Sal tem tudo e senti-me na obrigação de fazer uma retrospectiva desta ilha, tendo em conta que pertenço a uma geração que viveu dois momentos – o antes e o depois da independência. Lógico que o livro destaca Pedra de Lume, onde nasci. Penso que cerca de 40% do livro é sobre esta comunidade. O restante é preenchido com outros lugares e pessoas que me marcaram durante a minha infância, adolescência e na fase adulta.”

Publicidade

Todas estas histórias estão relatadas em 267 páginas, distribuídas por cinco capítulos. A apresentação do livro “Crónicas Salgadas”, que tem a chancela de Editora Letras Salgadas, está a cargo da jornalista Susana Rendall e tem como palco o Clube do Académico do Aeroporto do Sal, nos Espargos. 

Julio Rendall é técnico profissional da aviação reformado. Trabalhou durante toda a sua vida nos TACV, empresa que afirma ter prestado um grande serviço a Cabo Verde, seja a nível interno, com voos domésticos, seja profissional. Não se vê como um escritor. “O livro é meu primeiro escrito”, afirma. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo