
O jornalista, professor e escritor mindelense Humberto Santos, lança próxima na quinta-feira, 26 de fevereiro, na Biblioteca Nacional, e no mês de março em São Vicente, o seu terceiro livro, o romance “O Último Comīcio da Loba”. A apresentação estará a cargo da escritora Madalena Neves e do sociólogo César Monteiro.
Trata-se de um romance de ficção que, de acordo com o autor, nasceu de inquietações muito atuais sobre politica, género, violência, identidade e maturidade emocional. “Surgiu numa altura em que estava como editor dos programas informativos na RCV e havia muitas noticias sobre feminicídio e outras formas de violência. Era algo que me inquietava muito e decidi transpor esta minha preocupação para o papel. Resultou neste livro, que acabou por ser muito mais complexo”, explicou.
Com mais de 200 páginas, estruturados em vários capítulos, este livro é sobretudo o espelho num país onde a política é palco de sonhos e desilusões, uma mulher ergue a voz entre feridas antigas e esperanças por nascer. “O Último Comício da Loba é uma viagem íntima por amores, traumas e lutas que atravessam gerações”, diz, frisando que “as violências não estão apenas nos jornais. Estão nos quartos. Nos gestos”
Para agilizar a publicação do romance, apresentado como “um gesto literário urgente, escrito com a beleza de quem sabe que as palavras podem mudar o mundo, mas só se forem fiéis à dor e à esperança dos que o habitam”, Santos optou por uma edição de autor. Este justifica o “risco”, realçando que o livro propõe ampliar o debate e dar mais visibilidade a esta obra literária ao serviço da consciência social.
O jornalista e escritor Humberto Santos nasceu em São Vicente. A sua trajetória tem sido moldada pelas palavras e pelo poder da comunicação. É licenciado em Ciências da Comunicação/Comunicação Social pela Universidade do Algarve e mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro.
Relativamente à sua carreira no jornalismo, foi editor de jornais e programas informativos na Rádio pública e deu voz à literatura através de programas como Seivas das Letras na RCV, Sugestões de Leitura e Ler Nas Ilhas na Televisão de Cabo Verde (TCV). Ocupou ainda os cargos de destaque, entre os quais Diretor da Rádio Educativa, Chefe de Informação e Diretor da RCV. A sua experiência profissional estendeu-se também à RTP/África – Delegação de Cabo Verde.
Na educação, partilhou o seu conhecimento como professor do ensino secundário e como docente de jornalismo na Universidade de Santiago, na Universidade de Cabo Verde e na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.Atualmente, exerce o cargo de Administrador Executivo da RTC, onde continua a moldar o panorama cultural e mediático do país. Como autor, publicou o ensaio Literacia Mediática e Informacional: Jornalismo Essencial em 2019, seguido da coletânea de contos “Peneiras de Poalha”, em 2023.
O “O Último Comício da Loba” é a sua terceira obra publicada do jornalista, professor e escritor, que cada vez mais afirma a sua voz como uma das figuras literárias contemporâneas de Cabo Verde.






