Cultura

Fotografo Joe Wuerfel expõe “Caboverdianos” no CCM

O fotografo alemão Joe Wuerful realiza a partir desta quinta-feira, 28, uma exposição de fotografias a preto e branco, sua grande marca artística, no Centro Cultural do Mindelo, intitulada “Caboverdianos”. Esta exposição faz parte de um longo percurso deste fotografo à volta da temática “Cabo Verde e as suas gentes”. 

De acordo com o Ministério da Cultura, com o seu olhar expressivo e munido de uma certa teatralidade nas suas composições, este artista procura no universo do homem e da mulher cabo-verdiana a magia onírica, aliada da geografia desérticas e da simplicidade poética, num esforço de conjugação com a espiritualidade cultural das ilhas. 

Trata-se de retratos de figuras públicas berdianas, de mulheres e crianças, de músicos e pintores, de poetas, aqui, em cenas do quotidiano, ali, em cenas compostas pelo autor, conferindo, assim, uma singela doçura dramática ao mundo singular das suas obras”, pontua. 

Natural de Stuttgart, Joachim Würfel trabalhou como assistente de fotografia durante cinco anos em Paris e Nova Iorque. Montou o seu próprio estúdio como fotógrafo freelancer em Munique e Zuerich. Com 26 anos, mudou-se com a família para Miami Beach, EUA, onde trabalhou como fotógrafo profissional de moda e publicidade. 

No seu trabalho, passou por Ásia, África, América do Sul, Médio Oriente e por todos os países da Europa. Trabalhou para projectos de caridade, em organizações sem fins lucrativos, como Cruz Vermelha e Médicos sem Fronteiras. Colaborou ainda com editoras que publicam livros sobre tribos e vários países em África. 

Após 20 anos a residir nos EUA, regressou à Europa onde conheceu Cesária Évora, com quem trabalhou durante oito anos. Viajou pela primeira vez em 1997 para Cabo Verde e fez daqui a sua casa. Vive actualmente com a esposa cabo-verdiana entre Suíça e S. Vicente. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo