Espectáculos e encontros dedicados às artes cénicas no Março-Mês do Teatro em S. Vicente

A Associação Artística e Cultural Mindelact celebra este Março-Mês do Teatro em Cabo Verde com espetáculos e encontros dedicados ás artes cênicas. Os espetáculos estão programados para três salas diferentes: Centro Cultural do Mindelo, Academia Jotamont e Escola Salesiana de Artes e Ofícios.
O presidente da Associação Mindelact, Yannick Pimenta, explica que o objectivo é reforçar a importância do teatro como meio de expressão artística e reflexão social, promovendo o dialogo entre os criadores e o público. Com este propósito, realizou-se no dia 14 uma conversa aberta intitulada “Teatro cabo-verdiano identidade, desafios e caminhos para o futuro”, no CCM.
Na sequência, no dia 21, foi apresentado o espetáculo “Do mar ao Copo” de A Consulting e Escola de Chã de Cemitério, direccionado ao público infantil, e, “A Canção do Estupro”, do grupo Spot Dividid, ambos no CCM. No último fim de semana, sábado e domingo, estiveram em cena “Maumdia” de Zenaida Alfama, e “Katiuska e Chantonilda” da Morabeza Teatro.
Já para o dia 28, a programação destaca a peça “Sozinha no palco” da Escola de Teatro Xpressá, que assina ainda o espetáculo “Na mund d’coza runhe tem teatro” a ser apresentado nos dias 29 e 30. Antes, na terça-feira, 25, o Mindelact realiza a sua assembleia geral, na Escola Salesiana do Mindelo.
Já no Dia Mundial do Teatro, 27 de Março, acontece a cerimónia de entrega do Prémio Mérito Teatral, que anualmente distingue pessoas, grupos ou instituições pela contribuição ao teatro nacional.