Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Documentário “Omi Nobu” venceu o prémio “L’étalon d’ór” no Fespaco 2023

O documentário “Omi Nobu” foi ontem premiado com o galardão de ouro na 29ª edição Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou (Fespaco), que decorreu entre 24 de fevereiro e 05 de março, no Burkina Faso. O prémio foi recebido pelo director e realizador Uri Ceunick.

Considerado um dos mais importantes festivais de cinema e do audiovisual de África, foi a própria organização a divulgar esta informação, que imediatamente foi partilhada pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas. Numa curta publicação, a tutela parabeniza o cineasta pela premiação de melhor documentário e por levar uma boa história para que o mundo conhecesse. 

Publicidade

O nome do diretor e realizador, Yuri Ceunick fica inscrito na história do cinema de Cabo Verde e de África com o “Omi Nobu”. O cinema cabo-verdiano orgulha-se de si. Cabo Verde orgulha-se de si”, escreve o MCIC. 

O documentário “Omi Nobu” conta a história do último habitante da aldeia de Ribeira Fundo, em São Nicolau. Quirino da Cruz, revela o sinopse, terá resistido a uma serie de trágicos acontecimentos que  que levaram os demais moradores a abandonar a vila para se estabelecer na vizinha Estância de Braz. 

Publicidade

Durante quatro décadas este homem de 76 anos recusou ajuda oferecida por amigos e pelas autoridades locais e permaneceu sozinho em Ribeira Funda, que considerava a terra do seu nascimento e o túmulo da sua morte. Vivia da pesca e da agricultura e tinha como companheiros um galo e alguns pardais. 

As noticias do mundo ficava a saber por um radio de pilha. Este veio a falecer em 2022, durante a pandemia da Covid-19, facto que levou o cineasta e a produtora Korikaxoru Films a anunciar a sessão de estreia em Cabo Verde, na ilha de São Nicolau, em homenagem ao malogrado Quirino da Cruz. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo