Cultura

Documentário “Cesária Évora” estreia no festival South by Southwest nos EUA

O documentário Cesária Évora, de Ana Sofia Fonseca, vai estrear no South by Southwest (SXSW) em Austin, Texas, nos Estados Unidos, anunciou a cineasta. Com duração de 94 minutos, trata-se de um retrato da vida de artista (1941-2011), considerada a ícone maior da música cabo-verdiana. 

“Uma notícia incrível!!!! Uma notícia que quero muito partilhar convosco – o documentário Cesária Évora vai estrear no South by Southwest (SXSW)!!! E eu não poderia estar mais feliz!!!” escreve Ana Sofia Fonseca, ressaltando que o South by Southwest é um dos mais reconhecidos festivais do mundo. 

“É a primeira vez que uma longa-metragem portuguesa integra o cartaz oficial do festival. Quem me conhece, sabe o quanto este filme se me colou à alma e traçou a pele. Foram 5 anos, milhares de telefonemas e e-mails, centenas de horas de filmagens, viagens e mais viagens, desesperos aos molhos e alegrias também”, pontuou, agradecendo todos que a acompanharam nesta viagem. 

A cineasta aproveitou ainda para destacar o trabalho de edição de Claudia Rita Oliveira e a fotografia de Vasco Viana, antes de terminar dizendo “South by Southwest, aí vamos nós!”,numa demonstração de imensa alegria. 

O documentário enquadra-se no género biográfico e será transmitido online no dia 13 março próximo e nos dias 16 e 19 em salas de cinema. O South by Southwest é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia que acontece toda a primavera em Austin, Texas, Estados Unidos da América. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo