Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Documentário “(A) Mar a Terra Calheta Grande”, de Miriam Delgado, com pré-estreia e estreia em S. Vicente

O documentário “(A) Mar a terra Calheta Grande”, da realizadora Miriam Delgado, vai ser apresentado em pré-estreia no dia 01 de março, no Auditório Onésimo Silveira da Universidade do Mindelo. A estreia oficial do documentário está marcada para o dia 8, também às 18h, no mesmo local, seguido de conversas abertas com as universidades e liceus sobre a história da Praia de Calheta Grande e sobre a importância da preservação das memórias de Cabo Verde através do cinema ou outras formas de arte.

O documentário explora a história dos antigos moradores da Praia da Calheta Grande, localizada no Sul da ilha de São Vicente, durante o período colonial. Dá destaque ao grupo de povoadores que migraram da ilha de Santo Antão para a ilha de São Vicente, devido a crises de fome e seca, nas décadas anteriores e durante a década de 40, refere a nota de imprensa. “Os testemunhos dos antigos moradores, proporcionando uma visão mais profunda sobre a sobrevivência em tempos difíceis, assim trazendo também memórias importantes sobre a antiga comunidade que esteve habitada até a década de 80”, pontua, realçando que o documentário aborda temas como a sobrevivência nas décadas coloniais, os desafios da pesca e o acesso à escolaridade.

Publicidade
Realizadora Miriam Delgado

De acordo com a sinopse, a comunidade de Calheta Grande era composta por pessoas de outras ilhas, que lutavam para sobreviver às crises de seca, fome e escassez de recursos que assolavam o país. Com suas estratégias de pescas e habilidades de sobrevivência, indica, conseguiram se manter ali por anos. Porém, a falta de acesso à educação e de estradas que ligassem a praia a outros pontos da ilha os levou a tomar uma decisão. “Após gerações vivendo nesta praia isolada, decidiram deixar suas casas em busca de um futuro melhor para suas famílias. Esta é a história de coragem, determinação e esperança de um povo que enfrenta desafios extraordinários em busca de uma vida melhor”

Miriam Delgado nasceu na ilha de São Vicente, mas reside em Portugal. Cedo desenvolveu uma paixão pelo cinema, inspirada pelas histórias contadas por seus avós e pelo desejo de ver as narrativas de Cabo Verde refletidas nas telas. Formou-se em Relações Públicas pela Uni-CV em 2018 e, em julho de 2024, concluiu o Mestrado em Tecnologias da Informação, Comunicação e Multimédia pela Universidade da Maia, no Porto, Portugal. 

Publicidade

Durante seu mestrado, destacou-se com o documentário “(A) Mar a terra Calheta Grande”, que preserva as memórias desta comunidade, descendente dos antigos moradores, conectando Miriam às suas raízes e à rica herança cultural de Cabo Verde. O trabalho, avaliado com 19 valores, marca a estreia de Miriam como realizadora, com foco especial em documentários. “Através de sua obra, busca educar e promover a conscientização sobre a preservação da memória no cinema, estabelecendo uma ponte entre o passado e o presente. Miriam Delgado é uma promessa importante no cenário do cinema cabo-verdiano, contribuindo significativamente para a promoção da cultura e da história do seu país”, frisa.

Após a estreia, no dia 8 de março, até o mês de abril, estão previstas conversas abertas com as universidades e liceus sobre a história da Praia de Calheta Grande e sobre a importância da preservação das memórias de Cabo Verde através do cinema ou outras formas de arte. O público-alvo são turmas da disciplina das áreas de história, comunicação, turismo, antropologia e arquitetura. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo