Pub.
Pub.
Cultura

Djam Neguin representa Cabo Verde em dois festivais internacionais de dança em abril

O coreografo e bailarino Djam Neguin, que se encontra em digressão em Portugal como interprete do espetáculo Pantera de Clara Andermatt e João Lucas, vai participar em dois festivais internacionais no decorrer deste mês de abril: o Festival Dias de Dança que vai acontecer na cidade do Porto e o primeiro Festival Internacional de Dança Contemporânea de São Tomé e Principe – Oxé! O Xê. 

Relativamente ao primeiro evento internacional, Djam Neguin vai integrar o DDD Guest desta edição do Festival Dias de Dança, o maior festival de dança contemporânea de Portugal que acontece de 19 de abril a 1 de maio, na cidade do Porto. Convidado pela curadoria do certame, este artista multidisciplinar vai estar em residência criativa no Campus Paulo Cunha e Silva Silva durante todo o festival e terá acesso ao programa de workshops e espetáculos, ao lado dos maiores nomes da dança contemporânea da atualidade, como Meg Stuart, Boris Charmatz, Bruno Beltrão, de entre outros.

Publicidade

Nesta efeméride, Djan Neguin estará em início de processo de criação do seu mais novo solo de dança “Na-Ná”, que tem como inspiração o género musical Funaná. O projecto foi agraciado com a bolsa de apoio à  Mobilidade de Artistas atribuída no âmbito do programa PRO-CULTURA, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões e pela Fundação Calouste Gulbenkian. O projecto é também um dos contemplados pelo apoio de incentivo às artes e espetáculos do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, que possibilitará a sua participação para o encontro Ilya Dança, que vai acontecer nos finais de Junho em São Vicente, e ainda uma exibição desta criação na cidade da Praia.

Quanto ao segundo certame, é o convidado cabo-verdiano do primeiro festival internacional de dança contemporânea de Sao Tomé e Principe – OXÉ! O XÊ – Festa da Dança Contemporânea de 21 a 29 de abril. O evento é organizado pela RaizArte, com a colaboração do Centro Cultural Português em São Tomé e Príncipe, e com o apoio da CACAU ( Casa das Artes Criação Ambiente Utopias). 

Publicidade

Este festival surge como uma forma de celebrar o dia internacional da dança, 29 de abril, e contribuir para a diversidade da agenda cultural de São Tomé e Príncipe, através da promoção da dança contemporânea. Conta com a apresentação de espetáculos daquele país e estrangeiros, ciclos de conversa entre os jovens fazedores da dança nos PALOP – Moçambique, Cabo Verde e Angola – e apresentação de documentários, sobre algumas referências do do mundo da dança, tal como a coreógrafa Pina Bausch. A participação de Djam será no dia 21, virtualmente.

Este artista multidisciplinar, que lançou em fevereiro passado o seu mais novo trabalho “Ka bo skeci tradição”, reserva ainda mais novidades para este ano, também na área da musica. Segundo informa, está a preparar o lançamento do seu segundo single do seu EP Autofagias para o mês de maio e participação em outros festivais. Djam Neguin tem 29 anos e é natural da ilha de Santiago. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo