Pub.
Pub.
CulturaEscolha do Editor

Diva Barros apresenta “Um bem dum cavaquim” pela primeira vez em palco em SV

A cantora Diva Barros apresenta pela primeira vez em palco, na ilha de S. Vicente, o seu mais recente trabalho discográfico “Um bem dum cavaquim”, um CD que está em todas as plataformas digitais desde junho. Trata-se de um projecto muito pessoal que marca o regresso de Diva Barros aos discos em um CD que, afirma, traz muito da sua vivência e retrata porque hoje está na música, mas também fala de um Mindelo musical e intimista. 

Em conferência de imprensa hoje no Mindelo, a cantora explicou que este é um momento muito esperado, após uma longa paragem por causa da pandemia da Covid-19, mas também por outros factores que condicionaram o lançamento do seu mais recente trabalho. “Estamos a começar no Mindelo, a minha cidade onde escolhi apresentar este disco, que faz parte de um projecto elaborado durante muito tempo. Depois de dez anos do CD de estreia, Palco de Vida, hoje vos apresento com muito orgulho Um bem dum cavaquim”.

Publicidade

Filha de um tocador de cavaquim, Artur Cavaquim da Banda Nova Aurora, este CD emprestou o nome e descreve uma cantora que nasceu na música. “Vim de um cavaquim, mas o título também abrange toda a minha vivência na música na minha infância e juventude. Por isso, a escolha deste nome”, assegura Diva Barros, que destaca ainda o facto de ter trabalhado com cinco produtores, caso de Djim Djob que também toca no disco, Calu Monteiro, Tito Paris, Hernani Almeida e Toy Vieira.  

O CD é composto por nove músicas, quatro da sua autoria e musicadas por Djim Job, Calu e Hernani Almeida. As restantes são assinadas por Zé Timas, Teofilo Chantre, Luís Morais/Daniel Neves, Manuel d’ Novas e B.Leza. “As músicas têm todas temas que descrevem a minha vivência, a minha passagem, estadia e porque continuo na música. O CD foi gravado em Cabo Verde, Holanda e EUA, mas também fomos buscar um músico no México que fez os arranjos de corda. O CD está no mercado desde julho. Foi primeiro apresentado na ilha do Sal, no dia 25 de julho passado. Chega agora ao palco em São Vicente.”

Publicidade
Capa do CD Um bem dum Cavaquim

Depois da apresentação esta sexta-feira no MindelHotel, acompanhada por Djim Job (baixo), Humberto Ramos (piano), Samo Cruz (cavaquinho), Cabol (percussão), Anildo Paris (bateria), Ivan Medina (guitarra) e Yannik (sopro). Segue-se no sábado, no Tiduca na Ponta do Sol, depois Praia e Boa Vista, sua terra materna.  O CD ganhará imediatamente a seguir o mundo com espetáculos nos Estados Unidos, um país onde a cantora já é uma habituê, e depois a Europa. “Estou muito satisfeita porque as coisas fazem-se ao vivo. Peço, por isso, as pessoas que me acompanham desde sempre que venham ver porque a música é muito melhor ao vivo.” 

Djim Job mostrou-se também satisfeito por estar presente no lançamento deste projecto, que acaba por ser dele porque o pai foi também tocador de cavaquim. “Desde o primeiro CD da Diva, que também fui colaborador, acordamos trabalhar junto num próximo. Durante este tempo estivemos a trabalhar e a procurar músicas. Acabei por descobrir uma Diva compositora. O CD tem composições muito boas. Foi um prazer trabalhar com músicos como César Lima, Calú, Toy Vieira, Dani (mexicano), Johnny Kiss, Dênis Mota, Diki Tavares (filho de Anu Nobu),de entre outros. Estou muito satisfeito com o resultado deste projecto e estar no lançamento é um privilégio”, frisou.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo