Foram poucas, mas animadas as crianças e os adultos que se concentraram na Praça Dom Luís, na tarde deste domingo, para testemunhar e participar do primeiro Festival Indiano das Cores do Mindelo, evento promovido pela Embaixada da India em Cabo Verde, em parceria com o Grupo Parlamentar de Amizade CaboVerde/Índia. O diplomata Sanjeev Jain aproveitou para explicar as lendas por detrás desta festa de alegria, que dá boas-vindas à Primavera e simboliza o recomeço.
Josina Freitas, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Cabo Verde/India destacou a importância do arquipélago ter, pela primeira vez, um embaixador indiano residente e a Assembleia Nacional um grupo de amizade de deputados dos dois países. “O grupo de amizade é um mecanismo extremamente importante para a diplomacia entre países. E a India, sendo a primeira vez que tem um embaixador residente aqui, há muita expetativa à volta do embaixador querer fazer coisas, designadamente a nível das trocas comerciais e de conhecimento”, explicou esta eleita nacional por S. Vicente.
Para já, prosseguiu a deputada, estão sobre a mesa alguns projectos a nível das tecnologias, agricultura, saúde, recursos hídricos, de entre outros, que estão a ser trabalhados pelo embaixador, junto com o grupo de amizade. “Mas entendo que é também importante dar a conhecer a população alguns aspectos culturais da India. Por isso ficamos satisfeitos com a decisão de realizar a primeira atividade em S. Vicente. Esperamos que seja o primeiro de muitos.”
O edil Augusto Neves compartilhou da alegria da deputada Josina Freitas pela escolha de São Vicente para receber o Holi Fest, dizendo que a cultura que tem mantido esta ilha de pé. “Por isso, sempre que conseguirmos trazer outros povos, regiões, amigos é importante. Desde a primeira hora, em conversa com o embaixador, mostramos vontade de colaborar. A India é um país forte e esta energia que traz para a nossa ilha é muito bom. Nos dá mais força para enfrentar as dificuldade. E melhores dias virão.”
Também o diplomata indiano mostrou-se muito satisfeito pela realização do primeiro festival das cores em São Vicente, poucos dias depois da abertura da embaixada do seu país na cidade da Praia, muito por conta do forte apoio do Grupo de Amizade. Sanjeev Jain explicou que o património do seu país remonta a milhares de anos e é enriquecido por folclore, mitos, fabulas e lendas.
O mesmo acontece com o Holi, disse, aproveitando para contar duas lendas associadas a este festival, que envolve a musica, a dança e a alegria. Uma das crenças é que Krishna amava Radha, mas se sentia mal por conta da diferença de suas cores de pele. Seguindo o conselho de sua mãe, pintou o rosto de para ficar da mesma cor da amada, de modo que pudessem celebrar seu amor juntos sem julgamentos.
“O Holi é celebrado de diferentes maneiras na India. Aqui trouxemos música, dança e cores. É principalmente desta forma que é celebrada no norte da Índia”, disse Sanjeev Jain, acrescentando que os festivais são momentos para fortalecer as relações das famílias e transmitir a cultura aos filhos. “É isso que estamos a tentar fazer aqui hoje, a unir culturas e corações” acrescentou.
Para esta festa, a embaixada da India trouxe para São Vicente cinco cores, simbolizando a alegria e a energia: amarelo, azul, verde, rosa e laranja.