
O ‘Cinema Xand’ apresenta esta quarta-feira, 24, o filme “Nome” do realizador guineense Sana Na N’Hada, no Zero Point Art em São Vicente, com entrada gratuita. O filme integra a programação do “Morabeza is a Joke”.
“Nome” é um drama que revisita a memória da Guerra Colonial e a juventude de Sana na luta contra o exército português. “O filme, que estreou no Festival de Cannes em 2023, é uma abordagem poética e ficcional acompanhada por imagens de arquivo da época. Testemunha a missão de Amílcar Cabral e do PAIGC ao enviar jovens para estudar em Cuba e, mais tarde, regressar para filmar a história do seu país e apoiar o seu desenvolvimento,” detalha o ZAP.
A programação “Morabeza is a Joke”, refere, conta com o patrocínio gold da Alou e bronze do Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN). O “Cinema Xand” tem ainda o apoio da Embaixada de Portugal e do Instituto Camões.
O bli é um coletivo comprometido com a expressão cultural contemporânea em, e a partir, das ilhas de Cabo Verde. Foca em três prioridades principais: ativar a ilha de São Vicente como ponto de encontro nacional e internacional para reflexão crítica, produção artística e intervenção social; investigar, registar e celebrar a diversidade do legado cultural cabo-verdiano na relação com outras geografias.
Ainda: promover produções artísticas transdisciplinares e experimentais, com ênfase em dimensões educativa e social, tanto para membros do coletivo quanto para colaborações outras.