Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Chuvas torrenciais: CCM e CNAD encerrados devido a inundações e danos significativos

O Centro Cultural do Mindelo (CCM) e o Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD) estão encerrados temporariamente, após as chuvas intensas que caíram em São Vicente no passado dia 11 de agosto e que provocaram inundações e danos significativos nestes que são dois dos principais equipamentos culturais da ilha. 

A informação foi avançada pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas em comunicado. “No CCM, as águas invadiram salas e arrecadações, afetando tanto o edifício como parte do espólio guardado no local, entre os quais livros pertencentes ao Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, que dispõe de uma livraria e de um armazém naquele espaço”, detalha a tutela.

Publicidade

Já no Centro Nacional de Artesanato e Design, as inundações atingiram o armazém subterrâneo e algumas salas, obrigando ao encerramento da instituição. Mais sorte teve o Museu do Mar que, diz o MCIC, sofreu apenas pequenos danos, considerados de pouca gravidade.

Auditório do CCM inundado

Face à situação, indica, tanto o CCM como o CNAD permanecerão encerrados por tempo até que seja concluído o levantamento dos estragos e apresentado o respetivo relatório. Entretanto, acrescenta, engenheiros e arquitetos das Infraestruturas de Cabo Verde, acompanhados pelo Diretor-Geral de Planeamento, Orçamento e Gestão, Ivanildo Fernandes, já realizaram uma visita técnica aos edifícios.

Publicidade

Refere ainda o MCIC que o edifício do CCM já se encontrava incluído num plano de reabilitação e que o concurso para as obras será lançado assim que os relatórios forem concluídos e o orçamento atualizado.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo