
A atriz Silvia Lima vai ser distinguida com o Prémio de Mérito Teatral 2025, pela Associação Artística e Cultural Mindelact. A cerimónia de atribuição desta distinção será realizada na próxima quinta-feira, dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, na cidade do Mindelo.
Em comunicado, a Associação Artísticas e Cultural Mindelact explica que deliberou, em sede de Assembleia Geral, por aclamação e unanimidade, atribuir o Prémio de Mérito Teatral 2025 a atriz Silvia Lima, uma das mais importantes figuras do teatro cabo-verdiano e que é formada em interpretação pela Academia Contemporânea do Espetáculo do Porto, em Portugal.
Fundadora do Mindelact e do Festival Internacional de Teatro Mindelact, diz, Silvia tem sido uma pioneira incansável na promoção e valorização das artes cénicas em Cabo Verde. O seu percurso, prossegue, estende-se também ao Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo e ao Morabeza Teatro, grupo que tem desempenhado um papel crucial na formação de públicos e na sensibilização artística, com especial atenção ao teatro para crianças.

“Silvia Lima é a atriz que mais vezes pisou os palcos do festival Mindelact, sendo reconhecida pela sua entrega, talento e pela capacidade de emocionar e inspirar plateias”, refere, destacando ainda as mais de três décadas de carreira, celebrada tanto a nível nacional como internacional.
O Prémio Mérito Teatral, refira-se, foi criado em 1999 para, anualmente, reconhecer indivíduos, grupos, empresas ou instituições que se destaquem pelo apoio e contribuição para o desenvolvimento das artes cénicas cabo-verdianas. É representado por uma estatueta em bronze, concebida pelo artista plástico Manú Cabral, baseada no logótipo do Mindelact, da autoria Luísa Queirós.