Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Atriz Silvia Lima distinguida com Prémio Mérito Teatral 2025

A atriz Silvia Lima vai ser distinguida com o Prémio de Mérito Teatral 2025, pela Associação Artística e Cultural Mindelact. A cerimónia de atribuição desta distinção será realizada na próxima quinta-feira, dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, na cidade do Mindelo.

Em comunicado, a Associação Artísticas e Cultural Mindelact explica que deliberou, em sede de Assembleia Geral, por aclamação e unanimidade, atribuir o Prémio de Mérito Teatral 2025 a atriz Silvia Lima, uma das mais importantes figuras do teatro cabo-verdiano e que é formada em interpretação pela Academia Contemporânea do Espetáculo do Porto, em Portugal. 

Publicidade

Fundadora do Mindelact e do Festival Internacional de Teatro Mindelact,  diz, Silvia tem sido uma pioneira incansável na promoção e valorização das artes cénicas em Cabo Verde. O seu percurso, prossegue, estende-se também ao Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo e ao Morabeza Teatro, grupo que tem desempenhado um papel crucial na formação de públicos e na sensibilização artística, com especial atenção ao teatro para crianças.

Peça “Katiuska e Chatonilda” – Morabezateatro

“Silvia Lima é a atriz que mais vezes pisou os palcos do festival Mindelact, sendo reconhecida pela sua entrega, talento e pela capacidade de emocionar e inspirar plateias”, refere, destacando ainda as mais de três décadas de carreira, celebrada tanto a nível nacional como internacional.  

Publicidade

O Prémio Mérito Teatral, refira-se, foi criado em 1999 para, anualmente,  reconhecer indivíduos, grupos, empresas ou instituições que se destaquem pelo apoio e contribuição para o desenvolvimento das artes cénicas cabo-verdianas. É representado por uma estatueta em bronze, concebida pelo artista plástico Manú Cabral, baseada no logótipo do Mindelact, da autoria Luísa Queirós.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo