Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Artista Rahiz lança álbum de covers com reinterpretações inéditas de músicas populares

Celso Morais, de nome artístico Rahiz, lançou o seu mais recente álbum intitulado “Covers in Capeverdean di Rahiz”, com reinterpretações inéditas das das músicas mais populares do momento. O álbum é composto por 11 temas, algumas das quais – caso de “4 Kampé” – se tornaram virais.

Neste novo projecto, o artista, que é filho de pais cabo-verdianos, desafia-se a respeitar as melodias e métricas originais das faixas mas, ao mesmo tempo, reinterpreta-as, criando versões únicas e inovadoras, maioritariamente cantadas em Kriolu de Cabo Verde. “A mistura de português, inglês, francês e calão traz uma fusão cultural única que emociona os ouvintes e mostra que a língua cabo-verdiana é linda e se encaixa nas mais belas músicas,” lê-se num comunicado de imprensa. 

Publicidade

O projeto tem como objetivo mostrar a versatilidade do artista na interpretação de diversos estilos musicais, ao mesmo tempo que promove a língua e a cultura cabo-verdiana, com um enfoque especial nas suas raízes. A faixa “4 Kampé”, que se tornou viral, é um dos destaques do álbum. 

Originalmente cantada pelo artista antilhano Joé Dwét Filé, nascido em França, a música foi remixada pelo nigeriano Burna Boy. A versão de Rahiz já é a segunda mais vista, superada apenas pela versão oficial de Burna Boy. Outros temas como “Last last”, “Rush”, “Calm Down”, “Ku Lo Sa”, “Confession”, “Sensational”, “Residuals”, “Under the Influence” e “Dumebi” completam o álbum. 

Publicidade

Nascido em Portugal, Rahiz se tornou um dos artistas mais ativos no meio musical urbano. Iniciou a sua carreira em 1994 no hip hop e desde então já trabalhou com vários artistas. Em 2012, a sua canção “Um sonho” foi nomeada para Melhor Reggae nos Cabo Verde Music Awards. Em 2014, viajou para França e decide mudar sua identidade como artista para expressar-se para um público muito mais amplo.

Em 2016, recebeu o prémio de melhor artista de hip-hop no African Entertainment Awards USA, tornando-se no primeiro artista deste estilo lusófono a vencer o galardão. E, em 2022 é nomeado uma das 100 pessoas mais influentes da lusofonia na Powerlist100 da Bantumen. Além de artista, é empreendedor e fundador da produtora B.O.B. Ent.Group, orador, diretor, produtor e ativista social. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo