Abertas votações dos CVMA: Morna “Stória di nha vida”, de Natch, substituída por “Serenata”, de Cremilda Medina
Já estão abertas as votações para as categorias de escrutínio popular Artista em Palco, Revelação e Música do Ano dos Cabo Verde Music Awards (CVMA), cuja XII edição se realiza no dia 3 de junho na cidade turística de Santa Maria. Entretanto, o tema mais votado “Storia di nha vida”, interpretado por Natch”, foi substituído pela morna Serenata, cantada por Cremilda Medina, alegadamente por não ser inédito.
De acordo com os CVMA, nas categorias Artista em Palco e Revelação, o voto do público é parcialmente somando aos da Academia. Por outras palavras, 49% da votação corresponde aos votos públicos e 51% da Academia. Já na categoria Música Popular do Ano, a votação é inteiramente feita pelo público. “As votações são feitas online, no site oficial dos cama em www.cvma.cv e estão abertas para as categorias de voto parcial até 21 de maio e de voto total até ao dia da gala, 3 de junho”, detalha, em nota.
A organização esclarece que, por lapso, a morna “Stória di nha vida”, do artista Natch, constava das listas em votação por parte da Academia e foi um dos temas mais votados e elegível para a nomeação divulgada a 1 de abril. Entretanto, a organização constatou que o mesmo já tinha sido editado na mesma versão e intérpretes no disco “Morna” de Mariana Ramos, em 2019.
“Por esta razão, e ao abrigo do regulamento, o tema não é elegível para nomeação pelo que a Academia entendeu proceder à sua substituição pelo tema imediatamente mais votado da lista. Assim sendo, na categoria de Morna do Ano, o tema Serenata, de Cremilda Medina, passa a constar das nomeações”, diz.
Entretanto, relativamente à categoria Revelação do Ano, na qual Natch estava indicado com a mesma música “Stória di nha vida, a Academia entendeu manter a nomeação, mas com a canção “Diabo ca ta morre”.
Apesar da deslocalização desta gala da cidade da Praia para Santa Maria, a organização promete manter o glamour, a emoção e muita musica que, afirma, são suas imagens de marca. Outro objectivo foi aliar a música ao turismo e, assim, levar os ritmos de Cabo Verde para outros públicos, outras nacionalidades e palcos. Este ano o lema escolhido para esta edição é “O Futuro é Agora.”