Pub.
Pub.
CulturaEscolha do Editor

2020 será ano da internacionalização do CCM

O gestor do CCM, António Tavares, garante que 2020 será o ano da internacionalização deste importante centro cultural de São Vicente. De acordo com Tavares, o espaço vai passar a trazer grupos culturais de cabo-verdianos residentes nos países da emigração, mas também integrados por artistas estrangeiros.

O processo está a ser montado gradualmente e, conforme Tavares, será preciso antes melhorar o sistema sonoro e de iluminação. “O CCM vai ganhar uma nova dimensão com este projecto”, garante.

Publicidade

Entretanto, Tavares salienta que o CCM está a registar uma dinâmica interessante agora em Setembro e que será intensificada no último trimestre do ano em curso. Setembro, diz, tem sido dedicado ao teatro, uma aposta que, destaca, inclui formação contínua no espaço Canizade. Mas a música também merece a sua dose de atenção, com a realização de concertos, como foi o caso do espectáculo do cantor Jorge Humberto. E já no dia 22 será a vez de um concerto recital com o pianista mindelense Kally Angle. 

Conforme a programação, a partir do dia 25 o CCM será palco do workshop “Ri no Centro Negro”, título inspirado no nome do rinoceronte negro, mas cujo foco é recuperar o sentido de humor. A formação será ministrada pelo cabo-verdiano Henrique Alhinho e é destinada a quem goste de stand up comedy.

Publicidade

Para 26 esta previsto um outro workshop, este agora de desenho digital em espectáculos performativos. A formação estará a cargo do português António Gonçalves, no âmbito de uma parceria com o CCM. Nos dois dias subsequentes, o centro irá dar espaço a “Válvula”, um espectáculo de Rap e Desenho Digital, igualmente com a orientação de António Gonçalves, e que fará uma viagem pelo mundo do graffiti.

A monitora Flávia Gusmão entra, entretanto, em cena no dia 28 com a apresentação da peça teatral infantil “O outro lado da luz”, que fecha Setembro. Durante este mês, o CCM recebeu, no entanto, uma exposição fotográfica e de peças de cestaria.

Publicidade

Outubro será um mês com especial particularidade para o Centro Cultural do Mindelo, por acolher o Dia Nacional da Cultura. Neste sentido, no dia 18, o CCM vai levar um evento para a rua, num recanto preparado para o efeito, com o propósito de enaltecer essa efeméride e envolver a população mindelense. “Vamos fechar uma rua perto do CCM e montar uma peça que envolve teatro, projecção e múisica ao vivo, explica Tavares, acrescentando que serão ainda envolvidas as galerias culturais e mercados da cidade do Mindelo.

Em Novembro, esta urbe estará no centro das atenções, com o advento de dois importantes acontecimentos culturais e que passarão pelo CCM: o festival teatral Mindelact e a URDI, feira do artesanato. Já Dezembro será preenchido com actividades enquadradas no evento “Universo Luis Morais”. Segundo Tavares, serão convidados todos os tipos de grupos para concertos de diversos formatos no pátio do CCM. Além disso, o centro quer recuperar o conceito piano bar com o tecladista Chico Serra.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo