Pub.
COVID-19

Vacinação alargada para maiores de 18 anos em Cabo Verde

Pub.

A partir de hoje as pessoas com 18 anos ou mais já podem se inscrever nas plataformas, centros e delegacias de Saúde nos diferentes concelhos para serem vacinadas contra a Covid-19. Esta boa nova foi hoje anunciada na habitual conferencia de imprensa pelo Director Nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, que antecipa agora a meta de ter pelo menos 70% da população elegível imunizada para o mês de agosto, ao invés de dezembro.

“Não queremos perder esta oportunidade. Temos de vacinar rapidamente a população cabo-verdiana. Isto é um assunto muito sério e pensamos que as pessoas devem tratar esta questão com a mesma seriedade para que possamos ter pelo menos 70% da população imunizada com pelo menos uma dose de vacina até meados de agosto. Se for possível antes, melhor ainda”, afirmou o DNS, destacando a importância da protecção das pessoas, sobretudo em caso de piora da situação para que as consequências sejam menores do que as já vivenciadas.

Publicidade

É que, segundo o DNS, a vacinação é uma prioridade nesta altura em que há circulação ode variantes no mundo inteiro. “A recomendação da OMS é que os países façam um esforço maior no sentido de acelerar o processo de vacinação. Estamos a constatar com ´muita satisfação` a crescente adesão das pessoas, mas ainda há quem se recusa a tomar a vacina”, constatou Jorge Barreto, aproveitando para advertir as pessoas de que a vacinação deixou de ser um assunto de cunho individual, para ser público.

Ou seja, nesta altura, não vacinar, para além de não estar a proteger-se, uma pessoa está a contribuir para que a meta de vacinar o maior número de pessoas não seja atingida ou então que seja alcançada muito mais tarde. “Estas pessoas continuam suscetíveis e, se tivermos a circulação de variantes, podem se contaminar. Não sabemos como vai ser a evolução da doença em cada pessoa e isso poderá condicionar a vida de todos os que vivem em Cabo Verde, e não apenas da pessoa que se recusou a vacinar.”

Publicidade

Até ontem, refira-se, mais de 76 mil pessoas no país já tinham recebido uma primeira dose de vacina, correspondendo a 20,6% da população adulta estimada. E já se começou a administrar a segunda dose de imunizantes. A estatística é ainda mais animadora em relação aos idosos: cerca de 30 mil já receberam a primeira dose, representando quase 60% do previsto. Esta é uma informação que nos deixa satisfeito, mas gostaríamos que mais idosas aderissem rapidamente para poderem ficar mais protegidas.”

Por concelhos, a ilha do Sal lidera com cerca de 46% da sua população elegível imunizada, seguida por São Vicente (26%), Boa Vista (23%), S. Lourenço 23%, e Praia (15,6%). Ainda assim, Ribeira Brava de S. Nicolau (46%), Tarrafal de SN (39%), Paul (33,9%) e Brava (30%) são os concelhos que mais vacinaram a sua população adulta. Em sentido oposto, é em Santiago Norte que os números são mais baixos: Tarrafal 6%, S. Miguel 7%, S. Catarina 7,5%, Picos 8,3% e Santa Cruz 10,8%. “Significa que a população está desprotegida. Tendo a vacina disponível, apelamos à adesão das pessoas, sem receios”, acrescenta Jorge Noel Barreto.

Publicidade

Esta segunda-feira foram analisadas 698 amostras, que resultaram em 27 novos positivos, reforçando assim a tendência de diminuição de casos. Não há registo de óbitos e 114 pessoas foram consideradas recuperadas, elevando para 31530 doentes que já tiveram alta. No acumulado, são 32399 casos identificados e notificados desde março de 2020 e 286 óbitos. A taxa de ocupação hospitalar baixou para 12%, menos 2% do que na semana passada.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo