Sao Vicente apresenta-se como o concelho com maior número de casos confirmados de Covid-19 com 5 positivos e 44 activos. Em Cabo Verde foram analisados 680 amostras e 17 resultados foram positivos. Nas últimas 24 horas foi comunicado mais um óbito, um individuo de 84 anos em S. Catarina de Santiago.
Os novos contágios, segundo o Director Nacional da Saúde, distribuem 2 na Ribeira Grande de Santiago, 1 em S. Catarina, 1 em São Filipe, 1 em Santa Catarina do Fogo, 2 na Brava, 2 na Ribeira Grande de Santiago, 5 em São Vicente e 3 no Sal. “Esses 17 casos novos registados dá-nos uma taxa de positividade de 2,5%. Em termos de casos suspeitos, tivemos a notificação de sete e são todos do concelho de S. Miguel.”
Jorge Noel Barreto revelou ainda que oito pessoas em isolamento tiveram alta: S. Domingos, S. Salvador, S. Filipe, S. Catarina do Fogo e Boa Vista com um doente recuperado cada e Sal com três. “Neste momento temos um total acumulado de 55239 pessoas recuperadas, o que representa 99% do total de casos ja notificados no país.”
Cabo Verde tem 116 pessoas em isolamento por causa do vírus, correspondendo a 0,2% do total de casos diagnosticados, diz o DNS, que realça ainda que o país soma 55802 infecções por Sars-Cov-2. Destes, 67 não tiveram sintomas ou então foram muito leves e 33 com sintomas mais marcantes.
“Hoje tivemos o conhecimento de mais um óbito. Trata-se de um individuo do sexo masculino, 84 anos, do concelho de Santa Catarina de Santiago, que acabou por falecer apesar da atenção e administração de cuidados de saude. Aproveitamos para dar a sentidas condolências à família enlutada”, lamentou Jorge Noel Barreto.
O país tem um total acumulado de 398 óbitos devido a Covid-19, o que dá uma taxa de letalidade global de 0,7%. E estão internadas nos hospitais por causa da doença 16 pessoas, sendo 3 no Agostinho Neto (estáveis), 2 no Santa Rita Vieira (estáveis), 1 no São Francisco, 1 no João Morais e 9 no Baptista de Sousa, uma delas em situação critica. “Lamentavelmente a pessoa em situação mais delicada não está vacinada.”
Este informa ainda que a média de idade das pessoas internadas é de 67 anos e que cinco dos 16 doentes hospitalizados não estão vacinados, correspondendo a 31%. “A situação em termos de internamento melhorou consideravelmente, tendo em conta também a evolução positiva da situação epidemiológica”, concluiu.