Cabo Verde tem neste momento 23 pessoas internadas nos hospitais, numa altura em que se assiste a um ligeiro aumento dos casos no país. Destes, 4 inspiram cuidado. Hoje foram recebidas 921 amostras, que resultaram em 10 casos positivos, informou o Director Nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto.
As 23 pessoas hospitalizadas estão distribuídas: 5 no Agostinho Neto na Praia (duas em situação grave), 9 no Dr. Baptista de Sousa em S.Vicente (dois críticos), 3 no São Francisco de Assis no Fogo (estáveis), 5 no Santa Rita Vieira em Santiago Nort4e (estáveis) e 1 no Dr. Ramiro Figueira no Sal (estável). A taxa de ocupação hospitalar, finaliza, é de 25%.
Relativamente aos testes positivos, foram confirmadas 8 na Praia, 1 em São Miguel e 1 em Santa Cruz. “Os 10 casos de hoje dão uma taxa de positividade de 1,1%. Temos ainda 18 suspeitos, sendo 2 em Santa Catarina, 6 no Tarrafal, 7 em São Miguel, 1 em Santa Cruz e 2 na ilha do Sal”, revelou Jorge Barreto, que aproveitou para chamar a atenção para, independentemente das taxas de vacinação que estão elevadas, continuarem a respeitar as medidas preventivas.
Barreto informou ainda que há 551 pessoas em isolamento por causa da Covid-19, representando 1,6% do total de casos identificados no país desde março de 2020. Entretanto, 41 pessoas receberam alta, sendo 19 na Praia, 2 em Santa Catarina, 6 em S. Salvador, 1 no Tarrafal, 2 em Santa Cruz, 3 em São Vicente, 4 na Boa Vista e 2 no Maio. “Até ao momento, 33535 pessoas tiveram alta, representando 97,5% do total de casos registados no país, ou seja, 34407. Destes, 73% não tiveram sintomas ou foram leves e 27% com sintomas mais marcantes. Infelizmente tivemos dois óbitos no fim-de-semana por causa da Covid-19, depois de 19 dias sem registo de mortos. Foram duas pessoas idosas”, referiu.
Jorge Noel Barreto voltou a alertar para os cuidados em relação a esta doença, sobretudo quanto às pessoas com 60 ou mais anos ou com doenças crónicas.