São Vicente confirmou hoje 1óbito, 1 caso novo de contágio em 399 amostras analisadas, segundo informações avançadas pelo Director Nacional de Saúde, Jorge Barreto, que destacou a diminuição do número de casos novos, sem reduzir a quantidade de amostras. Há apenas 37 casos activos da doença na ilha. Em todo o país foram recebidos 812 resultados, dos quais 20 positivos.
Os novos casos distribuem 3 na Praia, 4 nos Mosteiros, 1 em Santa Catarina do Fogo, 2 na Brava, 4 no Paul, 2 no Porto Novo, 1 em São Vicente e 3 no Maio, representando uma taxa de positividade de 2,5%. “Tivemos a notificação de 12 casos suspeitos, sendo 1 em Santa Catarina de Santiago, 1 no Tarrafal, 7 em São Miguel, 2 em São Lourenço, 1 em São Filipe. Temos 480 pessoas em regime de isolamento por causa da Covid-19,” pontua.
Jorge Barreto avançou ainda que 57 pessoas tiveram alta, elevando 32236 o total de doentes considerados recuperados (97,6% do total de casos já notificados no país). Em São Vicente, há menos de 57 casos activos. “ Hoje tivemos conhecimento de 1 óbito em S. Vicente. Trata-se de uma pessoa idosa que tinha outros problemas e encontrava-se acamada. Também de acordo com informações recebidas não tinha sido vacinada”, constatou.
Com isto, o total acumulado de óbitos por covid-19 chega a 290 e a taxa de letalidade de 0,88%. “Temos 9 pessoas internadas nos hospitais: 2 no Agostinho Neto, uma delas em situação mais grave; 4 no Santa Rita Vieira (estáveis); 1 no São Francisco de Assis (grave); 2 no João Morais (estáveis); não há doentes no Dr. Baptista de Sousa e nem no Ramiro Figueira. A taxa de ocupação hospitalar é de 10%”, descreve.
De referir que, durante o mês de junho, registou-se em Cabo Verde 22 óbitos por Covid-19, enquanto que até agora neste mês de julho há apenas 4 mortes, o que deixa antever uma diminuição da mortalidade.