Pub.
COVID-19

Covid-19: Polícia, militares e professores já começaram a ser vacinados

Pub.

A polícia, os militares e os professores já começaram a ser vacinados contra a Covid-19, de acordo com informações avançadas pelo Director Nacional da Saúde. Mas Jorge Noel Barreto não avançou os números, alegando que são ainda inexpressivos, tendo em conta que as listas com os nomes chegaram às estruturas de Saúde no último final de semana e ainda estão a ser trabalhadas.

Segundo este responsável, nesta altura, 24.258 pessoas já receberam pelo menos uma dose das vacinas existentes em Cabo Verde, Pfizer e AstraZeneca, cerca de 6% da população elegível para a vacinação. Entre os idosos, um dos principais grupos prioritários, são 17.426 inoculados com uma dose, representando 35% da estimativa em Cabo Verde.

Publicidade

“Temos muitas pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que também têm doenças crónicas, mas ainda estamos a trabalhar esta informação. E, pelo menos 176 pessoas com menos de 60 anos, também com doenças crónicas, já receberam uma dose de vacina. Igualmente, polícias e militares também já estão a ser inoculadas, embora o número ainda não seja expressivo”, anuncia o Director Nacional da Saúde, justificando que, em relação à estes últimos, no caso polícias e militares, as listas chegaram às estruturas de Saúde apenas no último fim-de-semana.

Barreto alerta ainda para o facto de ainda estarem a aguardar que outras instituições enviem as suas listas de nomes. Aproveita, no entanto, para tranquilizar as pessoas quanto a disponibilidade de vacinas, lembrando que o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, informou recentemente que o país vai receber mais imunizantes da Hungria e da China. “Os professores já estão a ser vacinados. Vamos continuar a organizar as listas para prosseguir a nossa campanha, pelo que apelo as pessoas para que continua a fazer a sua inscrição”, indicou.

Publicidade

Em jeito de remate, o DNS voltou a insistir para que os idosos que ainda não foram chamados para contactarem os centros de saúde da sua área de residência para pedirem esclarecimentos, reforçando que não havendo falta de vacinas, todas as pessoas com mais idade precisam ser vacinadas, pois são um grupo prioritário.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo