Mais 55 pessoas confirmadas com infecção pelo novo coronavirus tiveram alta hoje em Cabo Verde, sendo 19 no concelho da Praia, 17 no Sal, 10 em Santa Catarina, 5 em Santa Cruz, 1em São Salvador do Mundo e 1 em São Domingos, revelou hoje na habitual conferencia de imprensa o Director Nacional da Saúde.
Artur Correia iniciou a conferencia de imprensa para actualização dos dados da Covid-19 em Cabo Verde apresentando condolências, em seu nome e no do Ministério da Saúde e Segurança Social, por mais um óbito ocorrido hoje no Hospital Agostinho Neto, na Praia, elevando para 22 o número de vitimas fatais da doença desde o diagnostico do primeiro caso no país.
Quanto aos dados de hoje, após mais de quatro meses de epidemia, o país contabiliza 980 doentes activos, 1216 recuperados para um total de 2200 casos confirmados. Entre os activos, 699 estão em internamento institucional e 281 em internamento domiciliar.
“Os doentes acumulados que tiveram alta estão repartidos por vários concelhos, com destaque para Praia (800), Santa Cruz (100) e Sal (175)”, avançou o Director Nacional da Saúde, no dia em que foram identificados seis novos casos suspeitos da doença no arquipélago.
Relativamente aos casos confirmados, foram notificados mais 30, repartidos 7 na Praia, 12 na Ribeira Grande de Santiago, 2 em Santa Catarina, 2 em S. Salvador, 2 em S. Miguel, 2 em Santa Cruz e 3 na Ribeira Brava de São Nicolau. Estes dados são contrabalançados com os 55 recuperados.
Outro dado positivo avançado hoje pelo responsável de Saúde Publica em Cabo Verde é a taxa de letalidade global da doença que está abaixo de 1%, numa altura em que apenas 17 pessoas estão em internamento hospitalar, sendo 7 no Santa Rita Vieira, 3 no Ramiro Figueira e 7 no Agostinho Neto. Todos estão estáveis, com excepção de um na Praia que apresenta várias outras complicações e, por isso, exige cuidados redobrados.