Os cabo-verdianos estão assustados com o aumento exponencial dos casos de infecção pelo coronavírus Sars-Cov-2 no país nos últimos dias, mais concretamente ontem, quinta-feira, em que, em 857 resultados, 96 foram positivos. Com isso, o número de pessoas em isolamento por causa do vírus também disparou e já são 239.
Foram confirmados aumentos consecutivos nos últimos três dias. Por exemplo, surgiram 22 casos novos na terça-feira, 37 na quarta e mais 96 contágios na quinta-feira. São números que têm despoletado as reações nas redes sociais mais dísparas. Por exemplo, Euclides Oliveira alerta para a inversão da tendência, pede mais cuidado às pessoas e insta o Governo a tomar medidas. Já Vasco Monteiro chama a atenção para um possível aumento com as festas do Natal e Fim-de-ano.
“Será que não esteja a circular o Ómicron já que, por exemplo, na ilha do Sal a taxa de vacinação é muito alta neste momento?”, interroga Vasco Monteiro, enquanto que Celeste Freire pede a ajuda de Deus para ajudar-nos com esta praga de Covid-19, que, afirma, não quer passar. “Isto está muito acelerado. É preciso explicar se os casos positivos são pessoas vacinadas ou sem vacina. A propagação está demasiado rápida”, constata Fernando Rocha.
Já os cépticos interrogam se este aumento de casos não deveria ter acontecido nos concelhos com taxas de vacinação mais baixa, nomeadamente os de Santiago Norte. Mas há também quem duvida dos números avançados pelo Ministério da Saúde e afirma que se trata de uma estratégia para se vacinar as crianças. “Só pressa para poder vacinar as crianças”, diz Dulce Gomes. Já Ângela Lopes justifica o aumento de casos na Praia com a “Noite Branca”.
Certo é que ontem foram analisadas 857 amostras, que resultaram em 96 positivos e 4 recuperados. A grande maioria foi confirmada na Praia (48), que tem neste momento 88 pessoas em isolamento por causa do vírus. Os restantes distribuem-se 1 na Ribeira Grande de ST, 1 em S. Catarina, 1 em S. Filipe, 5 na Ribeira Grande de SA, 2 no Paul, 9 no Porto Novo, 16 no Sal, 2 na Ribeira Brava e 7 na Boa Vista. Eleva-se assim para 38751 positivos acumulados, dos quais 38135 foram considerados recuperados, 351 morreram por causa do vírus, 17 por outras causas e 9 foram transferidos.