Cabo Verde já utilizou 69% das vacinas recebidas no âmbito do mecanismo Covax e outros, totalizando 651653 doses aplicadas. Em termos de primeira dose para adultos foram aplicadas 315703 pessoas imunizadas, representando 85% do total estimado. Em relação a vacinação completa 268463 pessoas abarcadas, correspondendo a 72,5% dos adultos e, quanto a taxa de reforço, 36856 pessoas, representando 10%.
“As doses de reforço vão a um ritmo bastante lento para aquilo que é o desejável. Aproveitamos mais uma vez para apelar as pessoas para que façam mais este esforço, mesmo que a situação epidemiológica esteja a apontar para uma melhoria. Mas ainda não sabemos o dia de amanha e as doses de reforço servem precisamente para reforçar a imunidade”, afirmou Jorge Noel Barreto, que falava aos jornalistas na habitual conferência de imprensa semanal.
Sobre este particular, o Director Nacional da Saúde alertou que o nível de imunidade conferida pelas vacinas vai baixando ao longo do tempo, pelo que é preciso reforçar esta defesa para evitar as consequências graves da doença, incluindo a morte. Barreto congratulou-se, entretanto, com o aumento das taxas de cobertura vacinal nos conselhos que apresentavam valores mais baixos e que aproximaram dos 70%.
É o caso de Santa Catarina de Santiago, que tem 65,5% de cobertura com a primeira dose, São Salvador do Mundo com 66,4% e Tarrafal com 65,5%. Satisfeito está igualmente com o ritmo de vacinação dos adolescentes, numa altura em que 44.018 pessoas na faixa etária dos 12 aos 17 anos já estão imunizados com uma primeira dose. “Temos neste momento 74,3% dos adolescentes vacinados. Destes, 30631 estão completamente vacinados, correspondendo a 51,7% do total”, comemorou.
Apesar de satisfeito, JNB admitiu que é preciso acelerar a vacinação dos adolescentes nos concelhos dos Mosteiros 55,7% com uma primeira dose, Tarrafal de Santiago com 52,2%, e São Salvador do Mundo com 46,2%. “Nestes concelhos é preciso um esforço maior e uma adesão melhor dos pais para permitirem que os seus filhos sejam vacinados e assim ficarmos muito mais protegidos contra a Covid-19.”
O Director Nacional da Saúde terminou reafirmando a importância da vacinação, tanto para os adultos como para os adolescentes, especialmente para as pessoas com mais de 60 anos e que ainda não foram vacinados. Neste sentido, voltou a apelar aos adultos que ainda não fizeram a segunda dose para completarem o seu esquema inicial de vacinação e aos que ainda não fizeram o reforço para procurarem os postos de saúde. Aos adolescentes pediu aos pais para autorizarem o quanto antes a sua vacinação para que se possa concluir o processo.