Pub.
CarnavalCultura
Tendência

Enapor disponibiliza mais de 9 mil contos para financiar Carnaval 2026

Pub.

A Enapor- Portos de Cabo Verde já disponibilizou mais de nove mil contos – as contas ainda não estão fechadas – para financiar o Carnaval 2026 no arquipélago. Deste montante, 7.573 mil escudos foram entregues aos grupos oficiais e de animação, tendo as agremiações Cruzeiros do Norte e o Flores do Mindelo de S. Vicente recebido 300 contos cada.  

Segundo a Enapor, o grupo carnavalesco Cruzeiros do Norte recebeu um valor global de 4.591.200 escudos, sendo 300 contos em valor monetário e os restantes em equipamentos – quatro atrelados e um trator, conforme solicitação desta agremiação – 11 de dezembro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026.

Publicidade

“Flores do Mindelo recebeu 3.986.400 escudos: 300 mil escudos em dinheiro e a cedência, de forma gratuita, de três atrelados e um trator, conforme solicitação do grupo – 18 de dezembro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026 -, correspondendo à um valor de aluguer de 3 686 400 escudos”, detalha.

A renovação da parceria para financiar o Carnaval 2026 com a Câmara e os dois grupos oficiais – Cruzeiros do Norte e Flores do Mindelo – aconteceu ontem, terça-feira, na sede da Enapor em São Vicente . A empresa reafirma assim o seu compromisso com a valorização da cultura, mantendo-se como uma das principais impulsionadoras do Carnaval em Cabo Verde.

Publicidade

De acordo com a empresa, durante o encontro, os representantes dos grupos manifestaram o seu reconhecimento pela iniciativa e agradeceram o apoio contínuo da empresa, expressando o desejo de que esta parceria, tanto financeira como em equipamentos, se mantenha sólida e duradoura.

Argumenta a Enapor que o Carnaval é uma das maiores expressões culturais de Cabo Verde e tem vindo a ganhar, ano após ano, maior projeção. Em algumas ilhas, afirma-se já como uma importante atração turística, com impacto económico significativo, conclui.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo