
O grupo Cruzeiros do Norte, atual campeão do Carnaval de S. Vicente, vai abordar no seu desfile de verão, marcado para 9 de agosto na praia da Lajinha, o tema lixo eletrónico e resíduos químicos. Segundo Jailson Juff, vão mostrar a crescente onda de resíduos tecnológicos e os seus impactos ambientais, incentivando a reciclagem e o descarte correto.
Este é um desfile em tom de alerta, mas também de conscientização porque vai mostrar como os restos e as sobras podem ainda ser úteis, diminuindo a quantidade de lixo descartado e promovendo uma cultura sustentável. “Escolhemos a falar do lixo eletrónico e dos resíduos químicos. O desfile será antecedido de três campanhas de limpeza nas praias do Meio e no Norte da Baía, Jon d’ Ebra e uma do Sul, ainda por definir, sendo certo que normalmente escolhemos as praias sujas da ilha de São Vicente.”
O grémio carnavalesco, de acordo com o presidente Jailson Juff, terá no seu desfile um carro alegórico e cerca de 300 figurantes. “Estamos a trabalhar para fazer uma música original, mas infelizmente ainda não conseguimos nenhum patrocínio, apenas promessas. A Câmara Municipal de São Vicente tem sido o nosso maior parceiro, junto com o Ministério do Mar. No entanto, ainda não tivemos resposta do governo; esperemos que venha para que possamos conseguir trabalhar”.
A realização do desfile de verão, reconhece este dirigente carnavalesco, é uma iniciativa individual do Cruzeiros do Norte, com apoio de alguns poucos parceiros, mas no final sempre consegue apresentar um bom trabalho. Para este ano, realça Juff, Cruzeiros do Norte convidou o Grupo de Professores, que ainda não deu uma resposta concreta, e espera juntar-se ao Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), que pretende aproveitar o momento para divulgar suas campanhas.
O desfile acontece na tarde de sábado, no areal da Lajinha. Mais uma vez, Cruzeiros do Norte “cobre” o vazio do Carnaval de Verão, organizado pela CMSV, e que, por alguns anos, movimentava a ilha no final de semana que antecede o Festival Internacional de Música da Baía das Gatas. Até esta data, a CMSV não confirmou se este ano vai voltar a colocar no asfalto da morada o Carnaval de Verão.