Pub.
CarnavalCultura
Tendência

Carnaval 2026: Professores preparam enredo “15 anos de saberes e folia”

Pub.

O grupo de Carnaval dos Professores de São Vicente vai apresentar, no dia 16 de fevereiro, segunda-feira, o enredo “15 anos de saberes e folia” para o carnaval 2026, tema colectivo que celebra os seus 15 anos de existência e continua a apostar na reciclagem, trazendo os dez temas apresentados ao longo dos anos. Espera colocar na avenida 500 ou mais figurantes, um carro alegórico e música original da autoria de Vady e Samu. 

Estas informações foram avançadas ao Mindelinsite por Bibia Silva, que substitui a presidente Filó Pereira. “Este ano vamos abordar os 15 anos de existência do nosso grupo, com saberes e folia do grupo. Somos um grupo de professores Inicialmente pensamos trazer 10 alas, representativas de todos os nossos carnavais, mas não vai ser possível porque, nos primeiros anos, não tínhamos um tema definido”, explica

Publicidade

O grupo vai apresentar 10 alas, cada uma explorando temas apresentados ao longo dos anos, designadamente, mar, fauna e flora de Cabo Verde, São Vicente, profissões, mundo encantado, mundo em transformação, entre outros. “Não estamos a repetir os enredos, mas sim a trazer temas que já foram trabalhados nas nossas alas. Por exemplo, quando trouxemos o enredo sobre as profissões, tínhamos muitas alas representativas. Vamos resgatar uma delas para integrar o desfile de 2026.”

Bibia Silva afirma, por outro lado, que não vão repetir fantasias. Ao contrário, vão inovar com trajes que ajudam a trabalhar o tema de cada ala. “Acreditamos que vamos poder representar as alas e as pessoas vão conseguir identificar os enredos dos outros carnavais. Teremos 10 temas no total,” pontua. Para contar estas histórias, o grupo pretende colocar na avenida cerca de 500 figurantes. 

Publicidade

Acredita, no entanto, que este número pode aumentar, tendo em conta que muitos grupos não vão participar no desfile oficial de terça-feira e os foliões, que costumam estar no Carnaval, não vão querer ficar de fora da festa. “Ainda é prematuro avançar números porque muitas pessoas preferem esperar até ao último minuto para decidir. Mas esperamos ter muitos foliões”, perspectiva.

Mais uma vez e pelo segundo ano consecutivo, os professores vão desfilar na segunda-feira de Carnaval. Bibia Silva justifica a escolha dizendo que o desfile do ano passado foi extremamente positivo porque, em termos logísticos e de segurança, encontraram condições inexistentes nas tardes de sábado. 

Publicidade

A semelhança dos anos anteriores, o nosso enredo resulta de um trabalho de grupo. A direcção reúne-se e cada membro apresenta as suas ideias, enquanto que os chefes de alas se ocupam das fantasias. Por enquanto é um trabalho conjunto e tem dado certo mas, quem sabe, mais tarde poderemos pensar em um responsável pelo enredo. Quanto à música, esperamos que nos seja entregue ainda esta semana por Vady e Samu. Era para estar pronto no início de janeiro, mas houve um pequeno atraso devido a problemas de saúde. Espero que esteja disponível já a partir da próxima semana.” 

Em suma, diz, os professores estão preparados para fazer um bom carnaval e superar os anos transatos. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo